Livro-reportagem ‘Boi-bumbá: evolução’ retrata o Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas

Livro-reportagem 'Boi-Bumbá: Evolução' (Divulgação)

Com informações da assessoria

MANAUS – O Festival Folclórico de Parintins integra um grupo seleto de manifestações da cultura popular capazes de transcender as fronteiras do local e conquistar corações e mentes onde quer que seus sons e imagens possam alcançar. As toadas, as coreografias, as alegorias, a explosão das galeras, a rivalidade dos bumbás e as mensagens em defesa da Amazônia e de seus povos fascinam brincantes e visitantes ao longo dos 54 anos de existência da festa e mais de cem anos dos bois Garantido e Caprichoso.

Que cidade mágica é essa que sedia o evento? Como ele surgiu e se desenvolveu? Quem são seus protagonistas? Qual o segredo para despertar tantas paixões? Essas são perguntas que o livro “Boi-bumbá: evolução” busca responder em sua 2ª edição atualizada e ampliada. Por meio de uma narrativa transmídia, que utiliza QR Codes e hiperlinks, a obra assume o desafio de contar sua história e como esta festa se transformou ao longo dos anos até se tornar o espetáculo de luzes, cores, movimentos e, principalmente, emoções que ocorre todos os anos na arena do Bumbódromo.

PUBLICIDADE

Nessa segunda edição, lançada 15 anos após a primeira, as narrativas foram ampliadas e atualizadas. O livro traz novas fotos, fatos, personagens e histórias que retratam as transformações (e seus contextos) que tiveram papel determinante no formato atual da disputa.

“Boi-bumbá: evolução” será lançado nos formatos impresso e e-book nesta quinta-feira, 15, às 19h, no Casarão de Ideias, localizado na Rua Barroso, 279, Centro. “Os recursos multimídia das versões impressa e digital permitirão ao leitor uma maior imersão na história da festa, pois poderão ouvir uma toada citada no livro, ver uma entrevista com um dos personagens retratados e até rever trechos das apresentações que estão disponíveis nas redes sociais”, explica o autor, Allan Rodrigues. A obra foi uma das vencedoras do Prêmio Feliciano Lana, promovido pelo Governo do Estado do Amazonas, com apoio do Governo Federal, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional de Cultura.

O livro pode ser adquirido na versão e-book no link e na versão impressa no link.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.