Livro resgata história e conquistas de lutas populares no AM


Por: Adrisa De Góes

13 de outubro de 2025
Livro resgata história e conquistas de lutas populares no AM
A jornalista Jane Coelho Azevedo e o economista José Ricardo Wendling (Fotos: Divulgação/Assessoria | Composição: Paulo Dutra/Cenarium)

MANAUS (AM) – O livro “Lutas e Movimentos Sociais no Amazonas” será na quinta-feira, 16, às 19h, no Auditório da Maromba. Organizada pelo economista José Ricardo Wendling e pela jornalista Jane Coelho Azevedo, a obra reúne a história de 21 experiências de mobilização popular por direitos no Amazonas, destacando a força e a diversidade dos movimentos sociais na região.

Mais do que um registro histórico, a publicação propõe um mergulho na memória e na experiência coletiva, oferecendo uma narrativa que conecta sensibilidades, lutas e conquistas. O livro aborda movimentos ligados à moradia, educação, transporte, saúde e meio ambiente, além de pautas voltadas aos direitos das mulheres, à cultura e à participação cidadã.

O economista e organizador da obra, José Ricardo Wendling, destaca que cada relato do livro reflete uma dimensão da luta do povo amazonense por direitos e dignidade. Segundo ele, as histórias reunidas na publicação evidenciam como os movimentos sociais foram fundamentais para conquistas que transformaram a vida de comunidades inteiras, com impactos diretos nas áreas social, econômica e ambiental do Estado.

“Cada relato que a gente organizou nesse livro tem um aspecto de uma luta do povo por direitos, mas todas elas resultaram em alguma mudança, melhoria na vida da população do Amazonas. São exemplos como a luta pela água na Colônia Antônio Leixo, que garantiu acesso com valores acessíveis, e o movimento pela implantação da Universidade Federal do Amazonas em Itacoatiara, que trouxe desenvolvimento e oportunidades. Quase todas essas lutas têm resultados econômicos e sociais relevantes, e foi justamente essa diversidade que quisemos retratar”, afirma José Ricardo.

Manifestação de movimentos sociais na cidade de Parintins (Reprodução/Floriano Lins)

Segundo a jornalista e coorganizadora Jane Coelho Azevedo, o livro nasceu de uma inquietação profissional e humana: a necessidade de registrar e preservar a memória das lutas sociais que marcaram o Amazonas nas últimas décadas.

“Acho que todo jornalista acaba nascendo ou adquirindo o dom de comunicar, de passar as informações, de levar para as pessoas as histórias reais. Então, esse livro surgiu dessa necessidade de deixar registrada a história de muitas lutas sociais e de muitas organizações. Eu, como jornalista, senti essa necessidade de deixar impresso o que esses movimentos fizeram pelo bem comum, pensando no outro e em melhorar a vida de suas comunidades”, destaca a jornalista.

Lançamento

Durante o lançamento, a imprensa terá a oportunidade de conversar com Wendling e Jane Coelho sobre o processo de organização da obra, os critérios para seleção das experiências retratadas e a relevância do estudo para compreender o papel dos movimentos sociais na transformação da sociedade amazonense.

O evento também será um espaço de reflexão sobre os desafios enfrentados pelos movimentos e sobre como a memória dessas lutas pode inspirar novas gerações a defender direitos, promover cidadania e fortalecer a democracia no Amazonas.

Livro “Lutas e Movimentos Sociais no Amazonas” será lançado no dia 16 de outubro (Reprodução/Assessoria)
Leia mais: Movimentos sociais cobram ações por igualdade racial, em Brasília
Revisado por Gustavo Gilona

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.