Loja é interditada por vender açaí em condições insalubres em Manaus


11 de outubro de 2025
Loja é interditada por vender açaí em condições insalubres em Manaus
Ponto comercial onde açaí era vendido (Valdo Leão/Semcom)

Um ponto comercial que vendia açaí em condições consideradas insalubres na rua dos Barés, Zona Sul de Manaus (AM), foi lacrado e interditado na manhã dessa sexta-feira, 10, pela Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Segundo a gestão municipal, o estabelecimento vendia açaí sem nenhum tipo de preparo e higiene.

Estabelecimento comercial foi interdito pela fiscalização (Valdo Leão/Semcom)

No comércio foram apreendidos materiais e equipamentos enferrujados, usados na produção e venda de açaí. Corantes utilizados de forma irregular para alterar a tonalidade do açaí também foram encontrados e apreendidos no local, conforme destacou a fiscal de saúde da Visa Manaus, Cristiane Ruwer.

Nós encontramos um cenário de falta de higiene, de falta de condição estrutural para produção de qualquer tipo de alimento, além de produtos sem procedência e mal armazenados. Também encontramos o uso indevido de corantes e outros produtos para alterar o espessamento e a coloração do açaí”, apontou.

Alimento era produzido em condições insalubres, diz fiscalização (Valdo Leão/Semcom)

A fiscalização contou com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), da Guarda Municipal de Manaus e da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).

De acordo com o diretor da Semacc, Jorge Pimentel, o açaí vendido no estabelecimento, que funcionava de forma clandestina, é uma ameaça à saúde pública, com risco de causar contaminação e complicações. “A saúde pública é colocada em risco em ambientes como esse. Então, quem consumir açaí dessa forma pode ingerir um produto contaminado e sem nenhuma condição de ser consumido”, disse.

O diretor orientou a população a ficar atenta e vigilante, durante o consumo do produto símbolo da culinária amazônica, em locais com segurança e procedência. “Fica mais uma vez o alerta à população manauara para consumir o produto com procedência correta. O açaí faz parte do nosso cardápio, mas precisa ser produzido de uma forma segura”, concluiu.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.