8 de março de 2021

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – O apresentador Luciano Huck, cotado para disputar a eleição presidencial em 2022 com Jair Bolsonaro (sem partido), usou as redes sociais nesta sexta-feira, 15, para expressar receio sobre as dificuldades no transporte de oxigênio até Manaus, no Amazonas.

Huck endossa a lista de famosos que têm se mobilizado na campanha de doação dos cilindros de oxigênio para os hospitais que sofrem pela falta de abastecimento do insumo, causada em parte pela estocagem de cilindros adquiridos por famílias com alto poder aquisitivo da capital.

“Como é que faz para chegar lá? Não é fácil. Você não pode comprar cilindro de oxigênio e colocar num avião civil da Gol ou TAM. É proibido. Você só pode transportar cilindro de oxigênio em cargueiro”, diz Luciano em trecho do vídeo publicado nas redes sociais.

Consequências

Ele completa que o cargueiro apropriado para entregas é o KC-390, avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que está em manutenção. Ainda no vídeo, Huck se declara ao povo amazonense e diz ter uma forte relação com a região, além de culpar autoridades federais pela crise no Estado.

“Vou deixar claro mais uma vez, isso é consequência da irresponsabilidade, ingerência, descoordenação, falta de respeito, e da negação da ciência. Assim como todos os absurdos e maluquices que a gente viu. As autoridades brasileiras vêm tratando a crise com desrespeito com as pessoas. O que está acontecendo no Amazonas poderia sim ter sido evitado”, afirma.

O apresentador também menciona as dificuldades logísticas por via terrestre. “Não tem estrada em grande parte do Estado. Então, não adianta a gente encher uma carreta com tanques de oxigênio líquido ou cilindros e chegando lá, precisar de barco. Algo que leva três, quatro, cinco dias para chegar nas localidades”, explicou.

Transferências

Sobre a possibilidade de transferir pacientes do Amazonas para outros Estados, Hulk salienta sobre a complexidade para respiração na decolagem. “O cara mal está respirando na terra. No avião, dentro da cabine pressurizada, a sensação é de mais ou menos do ar ficar mais rarefeito. Então, precisa de oxigênio para o paciente”, completou.

Disputa presidencial

O apresentador da TV Globo é cogitado por sites nacionais, como o UOL e Poder 360, além das revistas Caras e Istoé, como postulante à disputa presidencial. Em 2019, Huck chegou a intensificar a movimentação no cenário político.

Hulk se reuniu com o ex-ministro de Segurança Pública do governo Bolsonaro, o juiz Sergio Moro, além de aproximações com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para uma possível vaga majoritária nas eleições 2022. Apesar disso, o artista pouco fala do assunto.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.