Luís Roberto Barroso vota pela condenação de Silas Câmara por suspeita de ‘rachadinha’


03 de novembro de 2022
Luís Roberto Barroso vota pela condenação de Silas Câmara por suspeita de ‘rachadinha’
O julgamento segue até o próximo dia 4 de dezembro (Michel Jesus/Câmara dos Deputados)
Com informações da CNN Brasil

BRASÍLIA – O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) começou a analisar uma ação penal que apura suposta prática de “rachadinha”, que configura peculato, pelo deputado federal Silas Câmara (Republicanos). Em razão do horário, o julgamento foi suspenso e será retomado na próxima semana, no dia 10 de novembro.

A ação foi apresentada ao Supremo pelo Ministério Público Federal. Segundo a denúncia, ele teria, com o auxílio de seu ex-secretário parlamentar, desviado, em proveito próprio, parte dos recursos públicos destinados à contratação de sua assessoria parlamentar, no período de janeiro de 2000 a dezembro de 2001.

O caso corre no STF desde 2013. Em seu voto, o relator, ministro Luís Roberto Barroso, fixou pena de cinco anos e três meses de reclusão e 123 dias-multa, a ser cumprida, inicialmente, no regime semiaberto.

Em defesa, o parlamentar sustentou inépcia da denúncia e a ausência de suporte probatório mínimo para instaurar a ação penal. Ele afirmou, ainda, que os valores depositados em sua conta bancária eram decorrentes de quitação de empréstimos realizados aos seus subordinados.

A subprocuradora-geral da República, Lindôra Maria Araújo, pediu a condenação do político. De acordo com ela, a autoria e a materialidade dos crimes estão, devidamente, comprovadas.

CNN entrou em contato com o deputado reeleito que afirmou que será absolvido.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.