Lula deixa UTI e publica vídeo caminhando: ‘Estou firme e forte’


Por: Adrisa De Góes*

13 de dezembro de 2024
Lula deixa UTI e publica vídeo caminhando: ‘Estou firme e forte’
O presidente Lula e o médico Marcos Stavale (Ricardo Stuckert/PR)

SÃO PAULO (SP) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nesta sexta-feira, 13, e publicou, ao lado do médico Marcos Stavale, o primeiro vídeo desde que passou por uma cirurgia na cabeça, na última terça-feira, 10. De acordo com o boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, o mandatário agora segue sob cuidados semi-intensivos.

“Agradeço por cada oração e palavra de conforto que recebi nos últimos dias. Janjinha me repassou todos os recados. Peço que fiquem tranquilos. Estou firme e forte! Andando pelos corredores com Marcos Stavale, o neurocirurgião responsável pelo meu procedimento, conversando bastante, me alimentando bem e, em breve, pronto para voltar para casa e seguir trabalhando e cuidando de cada família brasileira”, escreveu o presidente nas redes sociais.

Fachada do hospital Sírio Libanês (Paulo Pinto/Agência Brasil)

Lula foi hospitalizado às pressas, em São Paulo, na madrugada da última terça, e passou por uma cirurgia para retirar um coágulo na cabeça, que se formou depois uma queda no banheiro, sofrida no Palácio da Alvorada, em outubro deste ano. Na manhã dessa quinta-feira, 12, ele foi submetido a um novo procedimento para bloquear o sangramento.

Previsão de alta

Em entrevista coletiva na manhã de quinta-feira, 12, o médico de Lula Roberto Kalil Filho disse que a previsão de alta do presidente está mantida para o início da semana que vem.

O presidente foi submetido a uma cirurgia de emergência na última de terça-feira, 10, para drenar um hematoma na cabeça, decorrente de uma queda que sofreu em outubro. Kalil garantiu que não houve novo sangramento após a drenagem e que o procedimento realizado ontem foi de caráter preventivo.

Os médicos afirmaram ainda que o exame neurológico de Lula está normal. “Em nenhum momento ele teve nenhuma lesão cerebral”, disse Kalil, ao explicar que o presidente já está “conversando, comendo e andando pra lá e pra cá”.

Os médicos reafirmaram que não há nenhuma sequela e Lula é considerado “cognitivamente íntegro”.

Leia mais: Trepanação: entenda procedimento médico que drenou hematoma de Lula
(*) Com informações da Agência Brasil

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.