Lula entrega infovia que vai beneficiar mais de 460 mil pessoas no Amazonas e Roraima
Por: Jadson Lima
09 de setembro de 2025
MANAUS (AM) – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entregou nesta terça-feira, 9, a Infovia 04 e lançou as obras de integração das Infovias do Programa Norte Conectado. O evento marca a instalação de uma nova rede de fibra óptica que beneficiará cerca de 460 mil pessoas em quatro cidades – três em Roraima e uma no Amazonas – com internet de alta velocidade, levando conectividade a escolas, hospitais, universidades, prefeituras e outros serviços públicos essenciais.
Durante a agenda, o presidente percorreu um trecho do rio a bordo de uma balsa para acompanhar o lançamento do cabo subfluvial de fibra óptica, etapa fundamental para a ampliação da infraestrutura digital na região amazônica. O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, e os ministros das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, e da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Lewandowski, também participaram do ato.

Imagens registradas pela reportagem da CENARIUM mostram os cabos subaquáticos sendo lançados no Rio Negro, próximo à comunidade Vila de Moura, no Amazonas. A obra, com 610 quilômetros de extensão, integra o Programa Norte Conectado e contou com investimento de R$ 118 milhões.
Coordenado pelo Ministério das Comunicações, o programa busca fortalecer a comunicação na Amazônia Legal, por meio da implantação de mais de 12 mil quilômetros de cabos subfluviais, conectando capitais e municípios e promovendo inclusão digital, acesso à educação, à saúde e ao desenvolvimento socioeconômico regional.

Agenda em Manaus
Após a cerimônia, Lula seguiu para outra agenda na capital amazonense, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). No evento, foram assinados o contrato entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) para a implementação do programa, além do contrato entre o BNDES e o Memorial Chico Mendes para a implementação do projeto Sanear Amazônia.
Pela manhã, o presidente já havia inaugurado o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia), nova estrutura voltada ao combate a crimes ambientais, tráfico de drogas, armas e contrabando, que passará a abrigar representantes das forças de segurança nacionais e internacionais, reunindo os nove Estados da Amazônia Legal, além de nove países da América do Sul.