Lula inaugura obra da COP30 em Belém e visita Ilha do Marajó
Por: Fabyo Cruz
01 de outubro de 2025
BELÉM (PA) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inicia nesta quinta-feira, 2, uma agenda no Pará voltada principalmente às obras relacionadas à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que será realizada no próximo mês, em Belém. A visita marca um dos acompanhamentos mais importantes do governo federal sobre a preparação da capital paraense para sediar o evento internacional.
A primeira agenda está prevista para ocorrer na tarde de quinta-feira, a partir das 16h30, quando o presidente deve ir Lula ao Porto Futuro II, complexo cultural e de lazer em fase de conclusão. O espaço abrigará o Museu das Amazônias, dedicado à ciência, tecnologia e cultura da região. O espaço será inaugurado com a exposição Amazônia, do fotógrafo Sebastião Salgado, e pretende se tornar um marco na valorização da diversidade amazônica.
Ainda no Porto Futuro II, o presidente vai acompanhar a construção do Centro Gastronômico e do Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, que devem se integrar como polos de sustentabilidade e cooperação. A proposta é estimular negócios voltados à bioeconomia e fortalecer a produção amazônica com foco em inovação e geração de renda.

A agenda segue na sexta-feira, 3, às 9h, com visita às obras de macrodrenagem e urbanização do Canal da União, uma das intervenções urbanísticas mais relevantes para a capital. O projeto é considerado fundamental para reduzir alagamentos em áreas estratégicas de Belém, garantindo melhorias na mobilidade e no saneamento.
Logo depois, às 10h, Lula vistoria o Parque da Cidade, espaço escolhido para sediar os principais eventos da COP30. O local está em processo de requalificação para receber chefes de Estado, autoridades, lideranças indígenas e representantes da sociedade civil de todo o mundo entre os dias 10 e 21 de novembro.
Durante a tarde, às 13h30, o presidente deve participar da cerimônia de anúncios de investimentos em drenagem e inaugura o Parque Linear da Nova Doca. A obra integra os projetos de modernização urbana voltados para a conferência, reforçando a estratégia de transformar Belém em uma vitrine de sustentabilidade e inovação.
Agenda no Marajó
Antes de desembarcar na capital paraense, Lula deve cumprir agenda no Arquipélago do Marajó, também nesta quinta-feira pela manhã. Em Breves (PA), acompanhado do ministro da Educação, Camilo Santana, ele inaugura a creche Afonso Brito, obra iniciada em 2011 e paralisada por mais de uma década.
Ainda no município, o presidente participa da cerimônia de entregas do Ministério da Educação e anuncia a retomada das obras do programa “FNDE Chegando Junto”, voltado a acelerar a execução de políticas educacionais em regiões prioritárias, como o Amapá e o próprio Marajó.