Lula liga para Walter Salles e diz que premiação ‘lavou a alma do povo’


05 de março de 2025
Lula liga para Walter Salles e diz que premiação ‘lavou a alma do povo’
O prêmio, considerado uma das maiores honrarias do cinema mundial, é inédito para o Brasil (Composição: Paulo Dutra/Cenarium)

BRASÍLIA (DF) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone com o cineasta Walter Salles, diretor do filme Ainda Estou Aqui, e o parabenizou pela conquista do Oscar de Melhor Filme Internacional, na noite de domingo, 1º, em Los Angeles. O prêmio, considerado uma das maiores honrarias do cinema mundial, é inédito para o Brasil.

“Você fez história. Você, a Fernanda e a equipe toda e todo mundo que participou. Porque essa coisa não acontece só por causa de uma pessoa. Acontece por causa da história que te comoveu, que te sensibilizou e fiquei muito orgulhoso”, disse o presidente na ligação.

Eu quero te dizer que foi uma noite de ouro. Acho que você já fez outras coisas muito importantes, mas dessa vez conseguiu lavar a alma do povo brasileiro, do cinema brasileiro, e recuperar de uma forma importante a história do Rubens Paiva”, afirmou Lula, ao lado da primeira-dama, Janja.

Você conseguiu dar a seriedade e a leveza necessária no comportamento da Fernanda Torres para representar Eunice Paiva. Eu conheci a família real e é uma coisa fantástica. É extraordinário. Acho que você fez história. Você, a Fernanda e a equipe toda e todo mundo que participou. Porque essa coisa não acontece só por causa de uma pessoa. Essa coisa acontece por causa da história que te comoveu, que te sensibilizou e eu fiquei muito orgulhoso”, prosseguiu Lula.

Salles se disse honrado pelo telefonema e disse que compartilharia o carinho do presidente com toda a equipe que trabalhou no filme Ainda Estou Aqui. “Muito obrigado, presidente. Eu me sinto honrado com suas palavras e honrado de poder ter adaptado um livro tão luminoso e extraordinário quanto o de Marcelo Rubens Paiva sobre seus pais. Uma história que foi elevada por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro”, afirmou.

E queria dizer também que essas palavras eu as compartilho com uma equipe talentosíssima, extraordinária, na frente e atrás das câmaras. Tive muita sorte de ter a possibilidade de contar essa história e tentei honrá-la com a ajuda dessas pessoas que elevaram o nosso filme. Muito obrigado por esse telefone que honra toda a nossa equipe”, agradeceu o diretor.

Antes de Ainda Estou Aqui, Walter Salles já havia feito história com Central do Brasil, lançado em 1998, que levou Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, protagonista de Ainda Estou Aqui, a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz.

Ao fim, o presidente reforçou que espera encontrar-se pessoalmente com Walter Salles para mais uma vez parabenizá-lo pela conquista. “Um beijo no coração, querido. Um beijo para você e para toda a equipe. E até o dia que eu puder te dar um abraço verdadeiro. Vocês são motivo de orgulho para o Brasil”.

Leia mais: Filme ‘Ainda Estou Aqui’ vai representar Brasil na disputa pelo Oscar
(*) Com informações do Planalto

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.