Lula tem vantagem de dez pontos sobre Bolsonaro, aponta pesquisa Ipespe


17 de setembro de 2022
Lula tem vantagem de dez pontos sobre Bolsonaro, aponta pesquisa Ipespe
Vendedor comercializa toalhas com rostos de Bolsonaro e Lula no Centro do Rio de Janeiro (Brenno Carvalho/Agência O Globo)
Com informações do Infoglobo

SÃO PAULO – Nova rodada da pesquisa semanal do Ipespe, feita para a Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com uma vantagem de dez pontos sobre o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). O cenário é estável na série que começou no início de setembro: uma semana atrás, Lula tinha 44% e agora marca 45%. Bolsonaro oscilou de 36% para 35%.

Ciro Gomes (PDT) oscilou, novamente, um ponto para baixo e, agora, marca 7%, enquanto Simone Tebet (MDB) mantém seus 5%. Os outros candidatos não passaram de 1%.

A margem máxima de erro das pesquisas dessa série é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e a amostra é de 1.100 eleitores. As entrevistas são feitas por telefone com equipes de pesquisadores.

No segundo turno, o cenário também é estável e registra as mesmas oscilações do primeiro. Lula vai de 52% para 53%, contra Bolsonaro, que varia de 39% para 38%.

O nível de consolidação do voto, no primeiro turno, é alto nesta edição da Ipespe/Abrapel. Na pergunta espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, somente 12% afirmam não saber em quem votar.

Ao responder, individualmente, sobre a possibilidade de voto nos presidenciáveis, 54% indicam que não votariam de “jeito nenhum” em Bolsonaro. Outros 43% rejeitam Lula. Veja todas as respostas:

O potencial de voto — Foto: Ipespe/Abrapel
O potencial de voto (Ipespe/Abrapel)

Outro dado da pesquisa mostra que 68% dos brasileiros querem que a eleição seja decidida no primeiro turno, contra 13% que querem o segundo turno. Essa ampla maioria tem várias colorações políticas. Entre eleitores de Lula (76%) e Bolsonaro (66%), a imensa maioria quer o fim no primeiro turno. Já entre “ciristas”, os ponteiros são invertidos: 29% querem no primeiro turno e 39% no segundo.
Veja os resultados por candidato:

Decisão no primeiro ou segundo turno? — Foto: Ipespe/Abrapel
Decisão no primeiro ou segundo turno? (Ipespe/Abrapel)

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-08883/2022 e fez as entrevistas entre os dias 14 e 16 de setembro.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.