Macapá comemora 267 anos com celebração religiosa, esportes e cultura
Por: Bianca Diniz
04 de fevereiro de 2025
MANAUS (AM) – Macapá, capital do Amapá, comemora 267 anos, nesta terça-feira, 4, com uma programação especial e gratuita que começou no domingo, 2, e encerra nesta terça-feira, 4. Durante três dias, a cidade celebrou o aniversário com uma série de eventos culturais, esportivos e religiosos, espalhados por diversos pontos da cidade famosa por estar localizada no “Meio do Mundo“.

As festividades tiveram início no domingo, 2, com o tradicional Festival de Iemanjá, realizado no recém-revitalizado Trapiche Eliezer Levy. O evento reuniu devotos, admiradores da cultura afro-brasileira e turistas em homenagem à Rainha do Mar.
A programação incluiu rituais religiosos, oferendas e cânticos dedicados a Iemanjá, criando um ambiente de fé e conexão espiritual à beira do Rio Amazonas. O grupo Tocadores do Norte foi responsável pela trilha sonora, com ritmos tradicionais que marcaram a celebração.

Leia também: Prefeitos de capitais da Amazônia Legal são maioria ligados à direita
Segundo dia
Na segunda-feira, 3 de fevereiro, as festividades tiveram programação gratuita no Mercado Central, das 17h a 0h. A programação variada incluiu apresentações de capoeira, dança, teatro e exposições de artes visuais, em celebração à cultura local e as tradições da cidade.
O grupo Arte Luta Capoeira iniciou as apresentações com rodas de capoeira no Chão, às 17h, seguidas por performances da Capoeira 13 de Maio, sob a liderança do Contramestre Coelho. Grupos de dança também marcam presença no palco, com apresentações do Grupo de Dança Silvano Rego e Grupo de Dança Passo Firme, que mesclam ritmos tradicionais e contemporâneos.

O Mercado Central apresenta exposições de artes visuais, a partir das 17h, que atraem a atenção dos visitantes para as produções locais. O espaço também abriga apresentações teatrais, com destaque para as peças “São José de Macapá” e “Um Marabaixo para Romeu e Julieta“, que exploram a identidade e a história da cidade.
Leia também: ‘Agora a farda não pesa’, diz primeira mulher transgênero da Guarda Civil de Macapá
Terceiro dia
O terceiro dia de comemorações dos 267 anos de Macapá também apresenta uma programação diversificada, com eventos religiosos, esportivos e culturais. A população se reúne em diversos pontos da cidade para celebrar a história da capital do “Meio do Mundo“.
A programação começou às 6h (horário local) com a tradicional Corrida da Cidade, que percorreu as ruas de Macapá, com a saída e chegada no bairro Araxá. Atletas amadores e profissionais se reuniram para marcar o início das atividades do dia.
Dando início às festividades religiosas do dia, a Catedral de São José, no Central, realizou a tradicional missa de “Ação de Graças”, a partir das 9h. Após a missa, em frente à catedral, aconteceu o tradicional Encontro das Bandeiras, reunindo os estandartes dos bairros de Macapá para celebrar o espírito de união e pertencimento da população.
Além disso, a Prefeitura de Macapá promoveu a celebração simbólica do aniversário com a distribuição de um bolo de 50 metros para a população.
Em seguida, grupos de Marabaixo se apresentaram, resgatando a rica tradição cultural afro-amapaense. Entre eles estão: Marabaixo do Pavão, Herdeiros do Marabaixo, Marabaixo Berço das Tradições, Marabaixo Raízes da Favela, Marabaixo São Benedito do Coração.

A programação musical especial de aniversário começa às 18h com o DJ Adriano Neves, seguido de apresentações de bandas locais e show nacional do cantor Belo, com sucessos de samba e pagode. A noite deve ser encerrada com a apresentação do DJ Gigio Boy.