Maconha avaliada em R$ 15 milhões é apreendida pela polícia, carga abasteceria tráfico nacional
26 de agosto de 2020

Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium*
Manaus – Mais de uma tonelada de maconha do tipo skunk, avaliada em R$ 15 milhões, foi interceptada pela Polícia Civil (PC) com o apoio da Receita Federal (RC), nesta terça-feira, 25, na avenida Torquato Tapajós, uma das principais vias da capital amazonense. O Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) afirmou que os entorpecentes abasteceriam outros Estados do País.
Segundo o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Louismar Bonates, a mercadoria ilícita foi encontrada no interior de um caminhão-baú que estava estacionado nas proximidades do pátio de uma empresa, situada no endereço mencionado.
“As investigações para averiguar a ocorrência tiveram início depois que a equipe do DRCO obteve informações acerca desse veículo suspeito. Durante a inspeção no mesmo, os agentes encontraram uma enorme quantidade de entorpecentes”, disse o secretário.

Durante a coletiva, a delegada-geral, Emília Ferraz, disse que os fardos de drogas dentro do caminhão totalizaram cerca de 1 tonelada de maconha do tipo skunk. “Trata-se da maior apreensão de drogas já realizada por este departamento, bem como a maior já realizada em via terrestre, em toda a história do Amazonas”, afirmou Ferraz.
Investigação
O diretor do DRCO, delegado Rafael Allemand, explicou que as apurações em torno do caso duraram mais de 48 horas e que, após receberem as primeiras informações, as equipes trabalharam para localizar o caminhão e impedir que as drogas fossem escoadas para outros Estados brasileiros.
“Averiguações realizadas pelas nossas equipes indicam que o material não ficaria por muito tempo no Amazonas e seria encaminhado para outras regiões do País. Entretanto, nós conseguimos lograr êxito na apreensão dessa carga ilícita, o que representa um grande revés para o mercado de narcóticos”, explicou o diretor do DRCO.
Allemand informou ainda que, na ocasião da ação policial, o motorista do veículo não foi encontrado. Diante disso, as investigações em torno do caso seguem em andamento, a fim de localizar todos os responsáveis pelo transporte e comércio da mercadoria de entorpecentes.
(*) Com Informações da Assessoria.