Mãe denuncia precariedade de escola municipal de Manaus após acidente com criança
Por: Ana Pastana e Maria Eduarda Furtado
27 de novembro de 2024
MANAUS (AM) – Enyoellen Barbosa da Silva registrou um Boletim de Ocorrência(BO) nessa terça-feira, 26, após o filho dela, Pedro Gabriel da Silva Araújo, de 5 anos, ficar ferido no Centro Municipal de Educação Infantil Professor Dr. Félix Valois Coelho, no bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus. A criança caiu sobre uma cadeira que estava com o ferro exposto dentro de uma sala de aula da unidade de ensino.
De acordo com o BO ao qual a CENARIUM teve acesso, a mãe da criança relatou que por volta de 11h da terça-feira, 26, ela recebeu uma ligação informando sobre o ocorrido e se deslocou até a unidade de ensino. “Encontrei meu filho sentado no refeitório chorando e nervoso”, relatou às autoridades.
Em seguida, o documento detalha que a mãe da criança foi atendida por uma professora da instituição, “que disse que ele estava brincando com os demais coleguinhas quando caiu e bateu o pescoço no ferro da cadeira”. A professora responsável da turma foi quem prestou os primeiros socorros, segundo o BO.
Após o acidente, Enyoellen recebeu imagens e declarações de funcionários da escola, que informaram a precariedade das cadeiras que são disponibilizadas para as crianças. Durante uma conversa registrada no WhatsApp, uma pessoa, não identificada, informou que as cadeiras estão sem a proteção do encosto e que a manutenção havia sido solicitada ao órgão responsável. O funcionário afirma na mensagem que “o prefeito David Almeida só ‘manda porcaria’ para escola e de péssima qualidade”. Veja captura de tela:

Em um outro trecho da conversa, o funcionário da unidade de ensino também relata que os parafusos das cadeiras “vivendo saindo”.

Apoio
A mãe da criança disse à CENARIUM que recebeu o apoio da diretora da escola e das professoras que acompanharam o caso. Através de conversa no WhatsApp, as educadoras se solidarizaram com a situação. “Todos estão entrando em contato para saber como ele está. Mas, em nenhum momento para saber se precisamos de algo“, disse Enyoellen.
Ela também pontuou que recebeu ajuda jurídica após publicar o caso nas redes sociais. A mãe usou o Instagram para expor a situação e a revolta com a atual gestão da Prefeitura de Manaus, sob o comando de David Almeida (Avante) e com a secretária de Educação, Dulce Almeida, irmã de Almeida.
“Venho postar a minha indignação com a Semed e principalmente, com o prefeito de nossa cidade, quanto aos prédios e equipamentos utilizados na escola, na mídia é tudo ‘lindo e maravilhoso’ mais quando acontece algo pior que tudo vem a mídia”, escreveu.
Atendimento
A criança foi encaminhada para uma unidade de saúde para receber atendimento. “Ao sair da escola fui direto para o pronto atendimento onde o medico fez o atendimento e curativo. O medico relatou que foi superficial mas que algo pior poderia ter acontecido como perfurar a garganta ou até mesmo o olho”, disse ela. A criança recebeu atendimento médico e foi liberada em seguida.
A CENARIUM entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação para saber o posicionamento da pasta sobre o caso. Até o momento não houve retorno.
Veja foto das cadeiras:


Veja o registro de Boletim de Ocorrência:
