Maior festival de música da Região Norte, Fecani terá primeira edição online a partir desta quinta

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – O tradicional Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani), no Amazonas, considerado o maior festival de música da Região Norte, terá a sua primeira versão online da história em 2020, em virtude da pandemia do novo Coronavírus. A partir desta quinta-feira, 3, até este domingo, 6, a 35ª edição do evento será transmitida pelas redes sociais.

Segundo a Associação dos Itacoatiarenses Residentes em Manaus (Airma), a edição especial deste ano terá como tema “Liberdade, Isso É Fecani” e irá relembrar os grandes momentos do festival em anos anteriores, com conversas e entrevistas com representantes culturais e artistas. Tudo será transmitido pela página oficial do Fecani, no Facebook.

“É uma reprise de momentos interessantes, importantes e históricos para Itacoatiara. O ‘Isso É Fecani’ é mostrando o que acontece no Fecani, os eventos culturais, esportivos e musicais. E ao final, reaproveitaremos alguns DVDs dos shows das bandas que participaram do evento”, disse à REVISTA CENARIUM o responsável pela Edição de Áudio e Vídeo do evento, Diney Lima.

Entre os shows que serão reprisados no festival, estão o da banda itacoatiarense Jukebox, e dos cantores de toadas David Assayag e Arlindo Jr., como forma de homenagem ao ex-levantador do boi-bumbá Caprichoso que morreu em 2019, após uma luta contra o câncer.

“Amanhã [sexta, 4] é a noite do Pop e do Rock, teremos reprise do show do cantor Cileno, que é de Manaus, e de bandas de Rock, a banda ‘Tucumã’ e ‘Tudo pelos Ares’. Na terceira noite, teremos a noite do pagode e do samba, e no final com show da banda ‘Forró Ideal’ e do cantor ‘Wendel Pinheiro'”, informou Lima.

O evento foi cancelado em junho para evitar aglomeração e a disseminação da Covid-19, doença que já infectou 121.793 pessoas no Amazonas, sendo 2.386 somente em Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus).

Fecani

Anualmente, o Fecani acontece no feriado da Semana da Pátria, em setembro, no Centro Cultural Iracema Holanda, mais conhecido como Centro de Eventos de Itacoatiara. Em 2020, o evento iria acontecer de forma presencial nos dias 3, 4, 5 e 6 deste mês, motivo pelo qual a edição online foi escolhida para a data.

O festival é responsável por movimentar o turismo e a economia de Itacoatiara, que recebe investimento anual de cerca de R$ 2 milhões para a realização do evento. Presencialmente, reúne cerca de 30 mil pessoas diariamente.

Para os moradores do município, é o momento para descontração e para conseguir renda extra, principalmente com a venda de arquivos, roupas e utensílios para os turistas.

O evento reúne compositores, intérpretes, arranjadores e instrumentistas locais e de todo o país, que concorrem a diversas premiações. A programação do evento se completa com salões de artes, concurso de poesia e competições de esportes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

VOLTAR PARA O TOPO