Mais da metade da Geração Z é responsável pelas próprias finanças


Por: Cenarium*

12 de abril de 2025
Mais da metade da Geração Z é responsável pelas próprias finanças
Jovem coloca moeda em cofre (Reprodução)

MANAUS (AM) – Pesquisa encomendada pela Serasa para marcar o Dia do Jovem, celebrado nesse domingo, 13 de abril, mostrou uma postura financeira e profissional madura e responsável da Geração Z, nascida entre 1996 e 2007, que pode ser ilustrada pelo dado de que 55% deles já assumiram a responsabilidade dos seus próprios gastos mensais e 39% contribuem ou dividem as despesas da casa.

O estudo, que ouviu 2.923 jovens de 18 a 29 anos de todo o País, mostra que o investimento atual com o dinheiro também chama atenção: 51% dos jovens economizam para comprar uma casa, carro e outros. Além disso, 34% utilizam para pagamento de contas básicas e 33% pretendem investir.

Produzido pelo Instituto Opinion Box, o levantamento, porém, traz um dado preocupante: apenas um em cada 10 jovens desta geração diz ter tido “contato significativo” com educação financeira em família.

Temos percebido que o tema da educação financeira vem assumindo mais relevância no País, mas talvez em casa a pauta ainda não é forte o suficiente”, diz Gabriela Siqueira, especialista de educação financeira. “Esse é um desafio para os pais, para os jovens e para as próprias instituições, como a Serasa”.

Mercado de trabalho

Ao investigar a relação da Geração Z com o mercado de trabalho, a pesquisa constatou que, entre os jovens já inseridos profissionalmente, pelo menos 50% possuem de três e oito anos de experiência, 35% têm até dois anos, e 15% já somam mais de oito anos de atuação, mostrando a faceta dos que precisam ingressar mais cedo no mercado de trabalho.

Quando questionados sobre o que mais valorizam nas empresas, os jovens de 18 a 29 anos confirmam que o salário não está no “top 3” de prioridade. O que mais valorizam é a oportunidade de aprendizado (58%), seguido de equilíbrio entre vida profissional e pessoal (49%), desenvolvimento de carreira (48%) e benefícios oferecidos (47%). Somente em quinto lugar neste ranking de prioridades aparece a remuneração, com 41%.

Metodologia

Pesquisa realizada pelo Instituto Opinion Box entre 12 e 20 de julho de 2024, com 2.923 jovens de todo o País. Entre os ouvidos, 43% foram homens e 57% mulheres, com idades entre 18 e 24 anos (53%) e 25 e 29 anos (47%).

(*) Com informações de

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