Mais da metade dos Estados brasileiros têm recorde de mortes por Covid-19 em março

Coveiros carregam caixão de vítima da Covid-19 em cemitério municipal de Porto Alegre, no dia 26 de março (Reprodução/G1)

Com informações do G1

SÃO PAULO – Mais da metade dos Estados brasileiros já têm recordes mensais de mortes por Covid-19 em março: em 14 das 27 unidades federativas do País, morreram mais pessoas neste mês do que em qualquer outro desde o início da pandemia. Os dados, ainda parciais, são das secretarias estaduais de Saúde e foram apurados pelo consórcio de veículos de imprensa.

O Rio Grande do Norte foi o Estado a bater o recorde mais recentemente: no sábado, 27, somou 809 mortes por Covid desde o dia 1º. O recorde anterior era de julho, quando 783 mortes haviam sido registradas.

PUBLICIDADE

Os outros 13 Estados com recorde são Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rondônia, Goiás, Bahia, Tocantins, São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Acre. 

Registros

Só este mês, já foram registrados 56.012 óbitos pela doença no Brasil, de longe o pior número mensal desde o começo da pandemia. Antes, o maior número de mortes em um mês por Covid havia sido visto em julho de 2020, quando 32.912 pessoas perderam a vida para a doença em todo o território nacional.

Março também foi o quarto mês consecutivo em que as mortes de um mês superam as do mês anterior (veja gráfico abaixo).

Infográfico mostra que, com dados parciais de março, 56.012 mortes pela Covid-19 já foram registradas neste mês. — Foto: Arte G1

Ao todo, o Brasil já registrou mais de 311 mortes pela Covid, considerando dados nacionais até sábado, 27, mais as atualizações deste domingo, 28, de Goiás e Minas Gerais.

O dado referente às mortes de março foi calculado subtraindo-se as mortes totais até fevereiro (255.018) do dado parcial de mortes até 28 de março (311.030). Os números dos meses anteriores foram determinados com a mesma metodologia, mas considerando o último dia de cada mês.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.