Mais de 11 mil hectares de floresta são desmatados em Rondônia
21 de abril de 2020

Da Revista Cenarium
PORTO VELHO – Mais de 11 mil hectares de floresta de vegetação nativa foi desmatado de forma ilegal na zona rural de Vilhena, em Rondônia. Uma força-tarefa da Polícia Militar Ambiental da cidade flagrou o crime por meio de imagens de satélites em uma fazenda da região.
A área, segundo a polícia, corresponde a uma reserva na Linha 155, km 03. A infração foi detectada por agentes da Operação Hórus, que constataram a atividade ilegal.
A polícia autuou o responsável pelo desmatamento administrativamente e aplicou multa no valor de R$ 60 mil. A infração está exposta no artigo 51 do Decreto Federal, noº 6.514 de 2008, que prevê multa no valor de R$ 5 mil por hectare.
Aleta de desmatamento na Amazônia durante a pandemia
O desmatamento ilegal e desenfreado na Amazônia, que em janeiro deste ano teve um aumento de 52% em relação ao mesmo período de 2019 na Amazônia, e 25% maior no mês de fevereiro, também é um assunto que tem ganhado destaque em meio à pandemia do novo Coronavírus, a Covid-19.
Saiba mais: Cientistas no AM alertam para desmatamento na Amazônia durante pandemia
As queimadas prejudicam diretamente a vida de populações tradicionais e têm preocupado cientistas brasileiros e estrangeiros de todo o mundo.