Mais duas cidades do interior do AM recebem mutirão de vacina contra Covid-19

Mutirão de vacina no Amazonas (Gabriel Abreu/Revista Cenarium)
Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium

MANACAPURU (AM) – “É uma alegria imensa, depois de tanta tristeza”, diz amazonense ao receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no mutirão de vacinação em Manacapuru (distante a 68 quilômetros de Manaus). Neste sábado, 19, o Governo do Amazonas, em parceria com as prefeituras de Manacapuru e Novo Airão, promove a Campanha “Vacina Amazonas”, cuja estratégia é frear o contágio do novo coronavírus nas duas cidades e intensificar a imunização.

A dona de Casa Jelcimara de Sousa, 38 anos, acordou bem cedo para ser uma das primeiras a ser imunizada. “Hoje é uma alegria imensa, eu não sei nem explicar a alegria que eu estou sentindo, porque eu pedi muito para Deus que chegasse logo a minha idade”, destacou Jelcimara.

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), afirmou que o mutirão de vacinação é a única arma para conter o avanço de casos da Covid-19. “Não tem como não fecharmos o cerco contra a Covid-19, se não acelerarmos o processo de imunização também no interior. Por isso, trouxemos o mutirão para Manacapuru, pois a vacina é a arma mais poderosa contra a Covid-19 que a gente tem”, disse o governador.

PUBLICIDADE
Jelcimara de Sousa recebe a primeira dose do imunizante contra Covid-19 durante mutirão no interior do Amazonas (Gabriel Abreu/Revista Cenarium)

Mais afetado

Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), a cidade de Manacapuru é um dos municípios mais afetados pela pandemia, os dados mostram que já foram registrados 9.909 casos e 303 mortes pelo novo coronavírus. Por isso, a necessidade da intensificação na vacinação.

“A doença no Estado como um todo, tanto na capital quanto nos municípios da região metropolitana em especial Manacapuru, a cidade foi uma das que mais registra casos e óbitos pela Covid-19”, destacou o diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes.

Mutirão

Serão vacinadas contra a Covid-19 pessoas acima de 30 sem comorbidades. A ação ocorrerá, simultaneamente, entre 8h e 17h. O público que comparecer aos locais de vacinação deve levar documento pessoal original com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia).

Mais de 200 servidores de diversas secretarias do Governo do Amazonas estão envolvidos nesta ação. São equipes de vacinadores, técnicos para triagem, cadastramento e apoio logístico, além daqueles que terão a atribuição de fazer o transporte, fornecer alimentação das equipes e garantir a segurança da ação nos municípios.

Locais de vacinação

Em Manacapuru, três pontos de vacinação farão parte da grande ação do “Vacina Amazonas”. Um deles é o 9º Batalhão de Polícia Militar, que vai funcionar em sistema drive thru. Também haverá vacinação no Serviço Social do Comércio (Sesc) e no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Prefeito Washington Luis Régis da Silva. Ao todo, serão montados 17 postos de vacinação, distribuídos nesses três locais.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.