Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
24 de julho de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml
Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – O município de Nhamundá (a 382 quilômetros de Manaus) começou a vacinação contra a Covid-19 da população da zona rural, com idade acima de 18 anos e sem comorbidades, nesta segunda-feira, 14. O novo grupo prioritário foi anunciado pela prefeitura, por meio das redes sociais, e atende a faixa etária de 18 a 34 anos.

Segundo o Executivo municipal, a imunização desse grupo vai até a próxima quinta-feira, 24, quando um novo lote deve ser disponibilizado para população residente na cidade. “As primeiras comunidades a receberem as equipes de vacinação foram Bom Jardim, Corocoró São Sebastião e Primavera, Anabú, Jacaré Santa Ana e Itaúna e Capitão”, informou a prefeitura. Além da vacinação contra o novo coronavírus, a prefeitura da cidade também está disponibilizando vacina contra a Influenza.

Grupo começou a receber o imunizante nessa segunda-feira (Reprodução)

A vacinação na cidade segue uma ordem decrescente. De acordo com a prefeitura, adultos de 30 a 34 anos sem comorbidades começaram a tomar a primeira dose do imunizante na última sexta-feira, 11. O imunizante aplicado na população é a CoronaVac e a AstraZenaca.

Dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) mostram que, até o momento, 6.886 pessoas já receberam a primeira dose da vacina na cidade. As pessoas que ainda não tomaram a primeira dose, mas que são de grupos prioritários, podem receber o imunizante nos postos disponíveis no município.

Barreirinha

Em Barreirinha, a prefeitura anunciou na sexta-feira, 11, o início da vacinação contra Covid-19 dos da população sem comorbidades, com idades entre 18 a 59 anos, residentes na zona urbana. A aplicação das doses segue uma ordem decrescente de idade. O cronograma também iniciou nessa segunda-feira, 14, com a vacinação de pessoas entre 55 a 59 anos.

De acordo com a prefeitura, a aplicação da vacina ocorre no ginásio da Escol Municipal Hilma Dutra, das 8h às 12h e de 14h às 17h, e cerca de 4.500 pessoas devem ser vacinadas na cidade até o dia 23 de junho. Até o início da tarde desta terça-feira, 15, o vacinômetro do município contabilizava 17.534 doses aplicadas, sendo 13.098 na primeira dose e 4.436 na segunda dose.

“Dessa forma, Barreirinha chega a 60,6% da população vacinada na primeira dose e 20,5% na segunda dose. Vale ressaltar que a população programada para ser contemplada por dose é de 21.604”, comunicou a prefeitura.

Confira o cronograma de vacinação em Barreirinha: