Malafaia chama Ciro Nogueira de ‘traidor’ por falta apoio a impeachment de Moraes
Por: Lucas Thiago
07 de agosto de 2025
MANAUS (AM) – O líder religioso Silas Malafaia afirmou que o senador Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro da Casa Civil no governo de Jair Bolsonaro (2019-2022), é um “traidor”. A declaração foi registrada nessa quarta-feira, 6, após o parlamentar, que é um dos principais líderes do Centrão, evitar assinar o pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Na publicação, Malafaia afirmou que o parlamentar tenta boicotar o processo de impedimento do magistrado com “joguinho psicológico” que, segundo ele, visa desestimular outros senadores a assinarem. “Você faz graça enquanto o povo é perseguido pelo ditador da toga. Você é uma raposa e um camaleão na política . Quem é você para falar pelos outros senadores? Se recolha a sua mediocridade política”, disse o pastor.
Em resposta, o senador pediu que Malafaia cuidasse de sua igreja. Conforme a publicação de Nogueira, caso religioso queira participar do processo na política, deve se candidatar no próximo pleito. “Pastor Silas, eu não me meto na sua igreja e, se o senhor quiser ser senador e se candidatar e liderar o movimento político que quiser será muito bem-vindo. Na democracia, não é a vontade de um, mas da maioria”, disse. Veja:

Malafaia reagiu à resposta do senador, o classificando como “camaleão oportunista” e disse que Nogueira é “apoiador do ditador da toga”, em referência a Moraes. O ministro vem sendo alvo de uma campanha em meio á condução de processos que implicam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por liderar uma organização criminosa que tentou reverter o resultado da eleição de 2022.
“Senador Ciro Nogueira. Você acaba de dar a prova que além de ser preconceituoso contra um pastor, demonstra , equivocadamente, que a política é só para quem tem mandato político. O poder emana do povo! A liberdade para falar de política é fundamento do estado democrático de direito. Você é daqueles coronéis do Nordeste que não suporta a crítica e o contraditório. Camaleão oportunista, apoiador do ditador de toga”, finalizou Malafaia.
‘Processo não tem apoio da maioria’
Uma das justificativas para o senador Ciro Nogueira não apoiar o processo de impeachment de Moraes se dá pelo fato de o parlamentar não acreditar que a medida tenha apoio da maioria dos pares, já que são necessários 54 votos favoráveis no Senado para que o processo leve à saída de um ministro do STF.
Segundo a oposição, 41 senadores assinaram o pedido de impeachment de Moraes. O número é suficiente a admissibilidade do processo, caso fosse pautado pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP).
Parlamentares aliados de Bolsonaro estão mobilizados no Congresso para pressionar pela abertura do processo contra Moraes, que enfrenta uma ofensiva do campo bolsonarista em várias frentes, e que foram intensificadas após o magistrado decretar a prisão domiciliar do ex-presidente por descumprimento de medidas cautelares.
Veja a publicação completa:
