Manaus é a capital com menos mulheres à frente de secretarias na Amazônia Legal
Por: Ana Pastana
22 de janeiro de 2025
MANAUS (AM) – A primeira edição da pesquisa Censo – Secretárias Brasileiras, promovido por um comitê que reúne os Institutos Aleias, Alziras, Foz e Travessia Política Públicas, apontou que Manaus é a última, dentre as capitais da Amazônia Legal, com menos mulheres à frente de secretariais municipais. No ranking das capitais do bioma, Boa Vista (58%) e Belém (39%) lideram com mais pastas comandadas por mulheres.
De acordo com os dados, a capital amazonense está abaixo da média nacional (28%), em comparação as outras capitais do País, com 11% de mulheres secretárias de alguma pasta municipal, ficando à frente apenas da capital do Piauí, Teresina (6%). Em comparação a capitais de Estados que compõem a Amazônia Legal, Manaus tem o menor número de mulheres em cargos de primeiro escalão.

Para a professora doutora em Ciências Sociais Iraildes Caldas Torres, os dados refletem uma misoginia por parte da gestão municipal. “O Brasil é País signatário da ONU [Organização das Nações Unidas], está obrigado a cumprir essa diretriz. Se a Prefeitura de Manaus não cumpre a paridade de gênero, é uma instituição misógina, que não reconhece as mulheres como sujeitos produtivos, capazes e portadoras de direitos. A Prefeitura de Manaus está totalmente desalinhada com as diretrizes do milênio, com o ODS [Objetivo do Desenvolvimento Sustentável]”, explicou.
Secretariais de Manaus
A atual gestão municipal, comandada pelo prefeito David Almeida (Avante), possui 28 secretariais ativas, de acordo com o site institucional. Destas, três pastas possuem mulheres em cargos de comando. Veja quem são:
- Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) – Camila Silva
Camila Silva é formada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e atuou na gestão de Marketing da pasta durante sete anos, além de possuir quase dez anos na instituição. Há 15 anos, ela está no mercado de Publicidade e Marketing.

- Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) – Shádia Fraxe
Shádia Fraxe é bacharel em Economia e Médica com especialização em Medicina de Família e Comunidade. Ela passou a comandar a pasta em janeiro de 2021 e se tornou a primeira mulher a assumir esse cargo.

- Serviço de Atendimento e Proteção ao Consumidor (Procon/Manaus) – Onilda Abreu
Onilda Abreu da Silva é procuradora de carreira na Procuradoria-Geral do Estado do Amazonas (PGE-AM). Na Prefeitura de Manaus, já atuou como encarregada da Lei Geral de Proteção de Dados e coordenou o jurídico da Casa Civil.

Secretaria da Mulher
Em abril de 2024, o prefeito David Almeida chegou a nomear a publicitária Dermi Rayol como secretária da Mulher, Assistência Social e Cidadania. Embora a pasta leve o substantivo feminino no nome, é um homem quem vai comandá-la este ano, o deputado federal Saullo Vianna (União Brasil), aliado de Almeida.
Veja porcentagem de secretárias mulheres em capitais do Brasil:
