Manaus poderá adquirir vacinas contra a Covid-19 direto com fabricantes

Principal vantagem da compra em consórcio é o ganho de escala e a condição de negociar volumes e prazos internacionalmente (Reprodução/Secom)

Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – A Prefeitura de Manaus poderá comprar doses de vacinas contra o coronavírus sem depender do governo federal. A autorização foi dada na manhã desta segunda-feira, 15, pela Câmara Municipal de Manaus (CMM).

A compra das doses foi autorizada em regime de urgência e por unanimidade durante sessão plenária. Agora, a prefeitura também passa a fazer parte do consórcio formado por membros da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que negocia os imunizantes direto com os fornecedores, sem intermédio do governo.

PUBLICIDADE

Para as prefeituras, as principais vantagens da compra em consórcio são o ganho de escala e a condição de negociar volumes e prazos internacionalmente. No entanto, as prefeituras ainda não podem comprar vacinas por si mesmas. A autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), concedida em fevereiro, prevê a compra de vacinas por Estados e Municípios apenas no caso do governo federal não cumprir o Plano Nacional de Imunização, ou caso as doses previstas no plano sejam insuficientes. Após a aprovação na CMM, o texto segue para sanção do prefeito David Almeida.

Consórcio

O prefeito de Manaus, David Almeida, assinou, no dia 1º de março o termo de compromisso que garante a participação da capital no consórcio para aquisição das vacinas contra a Covid-19, juntamente com outros municípios participantes.

Além de vacinas, o consórcio também será desenvolvido para realizar a compra de equipamentos, medicamentos e insumos contra a Covid-19.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.