Manaus recebe 1º Seminário de Cultura e Negócios LGBTQIAPN+


Por: Cenarium*

29 de maio de 2025
Manaus recebe 1º Seminário de Cultura e Negócios LGBTQIAPN+
A realização é do coletivo Empregay, conhecido por sua atuação em prol da inclusão e autonomia da população LGBTQIA+ na capital amazonense (Reprodução)

MANAUS (AM) – Nessa sexta-feira, 20, Manaus sediará um evento inédito voltado ao fortalecimento da comunidade LGBTQIAPN+: o 1º Seminário de Empreendedorismo e Cultura LGBTQIAPN+. A programação acontece das 8h às 14h, na Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA), localizada na Av. Leonardo Malcher, 1728 — Praça 14 de Janeiro. A realização é do coletivo Empregay, conhecido por sua atuação em prol da inclusão e autonomia da população LGBTQIAPN+ na capital amazonense.

O seminário reúne personalidades de destaque nos campos cultural e político, propondo uma reflexão profunda sobre trajetórias, desafios e conquistas da comunidade LGBTQIAPN+ em Manaus. Com foco no empreendedorismo e na produção cultural como formas de resistência, o evento se firma como um marco na construção de espaços de diálogo, visibilidade e fortalecimento coletivo.

O evento é patrocinado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, através do edital Cidadania e Periferia – Eixo 2 LGBTQIAPN+ (Reprodução)

A programação será dividida em dois painéis temáticos. O primeiro, “Identidade, trajetória e resistência”, contará com a participação de Bruna La Close, coordenadora da Parada do Orgulho LGBT+ de Manaus e ativista com mais de duas décadas de militância, e Brenda Lamask, apresentadora e organizadora do Miss Amazonas Gay Oficial. Já o segundo painel, intitulado “Construção, inovação e futuro”, trará as experiências de Loren Luniere, produtora cultural e idealizadora de festivais, Bianca Alencar, cientista social e fundadora do Instituto Cultural Afro Mutalembê, e Jhemelly D’Castro, drag queen premiada e figura central na cena artística local.

Além das rodas de conversa, o seminário também contará com uma feira de empreendedores LGBTQIA+, promovendo produtos autorais e incentivando a economia criativa. Estão confirmadas marcas como Amar, Tudo Acaba em Doce, Brigadolher, Manii Biojoias, Garota Selvagem e Arte do Caju, todas integrantes do coletivo Empregay.

O evento é patrocinado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, através do edital Cidadania e Periferia – Eixo 2 LGBTQIA+, e tem como missão fortalecer a memória coletiva da comunidade, além de inspirar as novas gerações a ocuparem espaços com orgulho, criatividade e autonomia.

Para mais informações, acompanhe o perfil do coletivo: @coletivoempregay.

(*) Com informações da Assessoria

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.