Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
5 de dezembro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Carolina Givoni – Da Revista Cenarium

MANAUS – Um levantamento solicitado pela Revista Cenarium nesta segunda-feira, 25, à Defesa Civil Municipal, aponta que o número de ocorrências por atendimentos relacionados a chuvas e alagamentos no mês de maio, caiu para 58% em relação ao ano anterior.

A Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Manaus (Sepdec), registrou apenas 63 solicitações neste mês, contra 149 pedidos de ajuda em maio de 2019. Essa redução de 58% da demanda do Sepdec é explicada pela diretora de Operações da Defesa Civil, Bibiane Araújo.

“Essa diferença ocorre em virtude dos níveis das precipitações pluviométricas. No ano passado nós tivemos um inverno mais intenso, com mais chuvas. Neste ano, apesar da cidade apresentar chuvas diariamente, são chuvas mais fracas”, explica inicialmente.

Bibiane afirma ainda que a redução dos atendimentos é fruto das parcerias com os Núcleos de Defesa Civil nas Comunidades (Nupedc), têm reforçado as vistorias e acompanhamentos em ocupações irregulares nas proximidades dos rios e igarapés da cidade.

“As parcerias com os Nupedcs realizadas desde o ano passado, já apresentam reflexos positivos nessas ocorrências. Temos monitorado as ocupações irregulares em áreas barranco, onde ocorrem a maioria dos acidentes com deslizamento de terras e inundação”, completa.

Mesmo com a pandemia, a diretora explica que os trabalhos de monitoramento não foram interrompidos. “Nossas equipes seguem nas ruas fazendo monitoramento dessas áreas, para que não ocorram problemas mais graves. No passado, nós tivemos ocorrências de muitas óbitos, e neste ano apenas uma. Para nós é uma vitória, certeza que o trabalho de prevenção é a solução de parte desses problemas”, finaliza.

Apesar do número positivo deste mês, o número de ocorrências no acumulado de janeiro à maio apresenta similaridade com o ano passado.
Conforme registrado na Central de Emergência 199 da Defesa de Manaus, foram registradas e atendidas no período de 01/01/2020 a 24/05/2020 o total de 865 ocorrências ocasionadas por chuvas na capital amazonense.

No mesmo período do ano passado 01/01/2019 a 24/05/2019, foram registradas o total de 866 ocorrências na cidade de Manaus.