Manaus tem 12 indígenas concorrendo à Câmara Municipal
Por: Jefferson Ramos
30 de agosto de 2024
MANAUS (AM) – Nas eleições municipais de 2024, Manaus terá 12 candidatos indígenas concorrendo à Câmara Municipal, segundo a plataforma Divulgacand da Justiça Eleitoral. A capital amazonense é o município brasileiro com maior número de pessoas indígenas, com 71,7 mil, segundo dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O povo Kokama, a maioria residente nas áreas cortadas pelo Rio Solimões, tem três candidatos registrados, seguido pelas etnias Baré, Muíra, Sateré-Mawé e Witoto, que têm um candidato cada. Cinco candidaturas que se autodenominaram indígenas (41,67%) não informaram a ancestralidade.
O número de candidaturas autodeclaradas indígenas subiu 33,33% nos últimos quatros anos. Em 2020, foram nove indígenas que disputaram as eleições municipais em Manaus. Ao contrário deste ano, a disputa pela Prefeitura de Manaus teve um candidato originário.

Na eleição municipal passada, o médico Israel Tuyuka (PDT), do povo Tuyuka, concorreu ao Executivo. Ele desistiu de concorrer mais uma vez à Prefeitura de Manaus em 2024 e chegou a registrar candidatura para a Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira, onde nasceu, mas desistiu alegando questões financeiras.
Das 833 candidaturas registradas junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) para disputar o pleito em Manaus, os registros de candidatos indígenas representam o total de 1%.
Um exemplo do impacto da ausência de indígenas no Legislativo ou Executivo é a inexistência de uma secretaria municipal de povos indígenas assim como ocorre a nível federal com o Ministério dos Povos Indígenas (MPI).
No governo federal, a pasta ocupada pela deputada federal Sonia Guajajara capta as demandas dos povos originários pelo País como, por exemplo, a ampliação da demarcação das terras indígenas, e as apresenta para os outros ministérios para torná-las em políticas públicas.
Veja quem são os candidatos:
- Anne Moura (PT);
- Cacique Agenor (PT);
- Cláudia Tikuna (PDT);
- Dody Comapa (PDT);
- Dra. Lúcia Oliveira (PCdoB);
- João Couto (MDB);
- Josué Kokama (PP);
- Pastora Lane Kokama (PP);
- Patrícia Carvalho (PT);
- Poliana Lima (Novo);
- Professor Vander Lourenço (PRTB);
- Vanda Witoto (Rede).