Mandala Cultural: exposição de arte busca levar visibilidade à periferia de Manaus

Obras expostas buscam valorizar a cultura dos artistas das periferias de Manaus (Divulgação)

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Com a presença da artista plástica de renome nacional e internacional Rosa dos Anjos, a exposição Mandala Cultural reuniu nesse domingo, 1º, artistas da zona periférica de Manaus. O evento, que ocorreu no Centro da capital amazonense, na área externa do Teatro Amazonas, contou com a exibição de quadros em tela e apresentações de dança, rima e música.

“O projeto do grupo Mandala Cultural vem da periferia para o Centro de Manaus com o objetivo de descentralizar a arte e fazer com que a periferia esteja, também, mostrando o seu trabalho em áreas nobres da cidade”, disse Rosa.

PUBLICIDADE

Participaram da exposição os grupos “Coletivo de Mulheres do Hip-Hop OcupaMinart”; HRD com a batalha de TAG; “Arte do Beco” com uma oficina de grafite; “Batalha da Banca” da Zona Norte com uma roda de rima; além disso, pockets shows movimentaram o encontro.

Para um dos representantes do grupo Mandala, o rapper Dhan, responsável pela roda de rima, o espaço é o momento em que os artistas das mais variadas vertentes culturais têm para promover e expandir sua arte, seja por meio visual ou por meio da música.

Confira alguns dos quadros da exposição:

“Tentamos fazer com que alguém veja a gente, fazendo o movimento acontecer, independente, de qualquer coisa. Para a gente, é maravilhoso estar em qualquer parte da cidade, em todos os lugares”, enfatizou o cantor.

Do Amazonas para as mãos do Papa

Rosa dos Anjos é a artista amazonense que teve sua tela, intitulada “Voo da Paz”, entregue nas mãos do Papa Francisco em outubro do ano passado. Hoje, o quadro faz parte do acervo oficial do Vaticano.

Obra de Rosa dos Anjos sendo entregue ao líder da igreja católica, Papa Francisco (Divulgação)

No meio artístico, Rosa representou a cultura e a arte da Amazônia em países como África do Sul, Suíça, Espanha, Itália, Portugal, França, Panamá e Cuba. Em Manaus, suas obras estão em diversas partes da cidade, como por exemplo, a escultura da onça-pintada do Cigs e o banco em formato de folha no Parque do Mindu.

Onça-pintada fica exposta na entrada do zoológico de Manaus (Divulgação)

Ativista da causa ambiental, a artística busca, também, pelo reconhecimento e valorização de grafiteiros e um espaço público para que eles possam expor sua arte.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.