Manhã de eleição é considerada tranquila em Belém; tempo de voto foi 5 minutos em média
30 de outubro de 2022

Fernandrea Costa – Da Revista Cenárium
BELÉM (PA) – Nas primeiras horas de votação para o 2° turno em Belém, no Pará, foi possível encontrar um cenário diferente em alguns pontos de votação e tranquilidade nas ruas da capital. Pouca movimentação, trânsito tranquilo e votação acontecendo em menos de 5 minutos.
A votação no Estado do Pará acontece apenas para presidente, já que para governador foi definido no 1° turno com vitória e reeleição de Helder Barbalho (MDB-PA) com mais de 80% dos votos.

Durante todo o dia de votação deste domingo, 30, são esperados mais de 4.785.272 eleitores, número que corresponde às pessoas que votaram no 1° turno, uma média de 78,77%. Nesse 2° turno, a expectativa é de que esse número seja bem maior, já que o número de abstenção no 1° turno foi de 1.289.364 (21,23%).
Os portões dos locais de votação abriram às 8h. A maioria das seções eleitorais apresenta poucas pessoas nas filas. Nas escolas com número superior de eleitores, a movimentação era maior, com presença de filas antes mesmo da abertura dos portões.

Em Ananindeua, região metropolitana de Belém, onde concentra o maior número de eleitores, no ponto de votação que acontece na Apae, os portões foram abertos e, na zona 072, seção 0468, os mesários não compareceram ao local, causando fila parada e muitas reclamações. Vários eleitores chegaram bem antes da abertura dos portões e tiveram que esperar até que fosse resolvido o problema.