Manifestantes em Manaus vão às ruas contra ‘PEC da Blindagem’: ‘Sem anistia’
Por: Ana Pastana
21 de setembro de 2025
MANAUS (AM) – Em Manaus, manifestantes estão nas ruas neste domingo, 21, contra a “PEC da Blindagem” e o Projeto de Lei (PL) que pretende conceder anistia aos envolvidos do 8 de janeiro. A mobilização faz parte de atos que ocorrem em todo o Brasil. Movimentos sociais, políticos e artistas renomados têm convocado a população pelas redes sociais.
O protesto na capital amazonense teve início na Avenida Getúlio Vargas, no Centro histórico. O percurso deve seguir pelas avenidas Sete de Setembro e Eduardo Ribeiro, também no Centro da capital, com encerramento na rua 24 de Maio.
Com placas com dizeres “não a PEC da Blindagem”, “sem anistia” e entonando “não aceito, não. A PEC da Blindagem só é boa para ladrão”, os manifestantes ocuparam a faixa liberada destinada à exercícios físicos no Centro de Manaus. Nesta semana, a Câmara dos Deputados aprovou ações que dificultam investigações e processos judiciais contra parlamentares, condicionando a abertura de ações penais ao aval própria Casa Legislativa.
Além de Manaus, protestos semelhantes vão acontecer em diversas capitais, como Porto Velho (RO), Macapá (AP), Belém (PA), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Recife (PE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Brasília (DF) Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Rio de Janeiro (RJ).
Manifestação nacional
Vários artistas e celebridades se manifestaram publicamente contra as propostas. No Rio de Janeiro, está previsto um grande ato em Copacabana, com a presença confirmada dos cantores Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Djavan, Marina Sena, Maria Gadú e Os Garotins. Caetano criticou a proposta aprovada na Câmara dos Deputados, chamando-a de “PEC da Bandidagem” e enfatizando a necessidade de uma resposta popular.
Além disso, artistas como Anitta, Daniela Mercury, Matheus Nachtergaele, Fernanda Abreu, Marcos Palmeira, Sophie Charlotte e Ana Carolina também se posicionaram contra as propostas, utilizando suas redes sociais para convocar a população aos protestos.
A Frente Brasil Popular e a Frente Povo Sem Medo, juntamente com sindicatos e movimentos sociais, organizam atos em 19 Estados brasileiros. Os manifestantes exigem a rejeição da “PEC da Blindagem” e do projeto de anistia, defendendo a manutenção da democracia e da justiça no País.