Manuscritos de músicas de Marília Mendonça são exibidos no Museu da Língua Portuguesa


15 de julho de 2023
Manuscritos de músicas de Marília Mendonça são exibidos no Museu da Língua Portuguesa
Exposição 'Essa Nossa Canção' chega ao Museu da Língua Portuguesa - (Divulgação)
Da Revista Cenarium*

MANAUS – A relação da língua portuguesa e a música brasileira é retratada na nova exposição do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, “Essa Nossa Canção”, que inaugurou nesta sexta-feira, 14.

Serão relacionadas as letras de canções de sucesso com a forma que a língua assumiu no Brasil. Ritmos tradicionais serão conectados com expressões contemporâneas, é o caso da bossa nova com o sertanejo, do funk com o axé e do chorinho com o forró.

A experiência começa já no elevador, onde há uma intervenção sonora que une sons de “Ôôô”, “Ilariê” e “aê-aê-aê” em uma canção sem palavra.

A primeira sala da mostra apresenta as canções “Trem das Onze” (Adoniran Barbosa), “Salve” (Mano Brown) e “Nem Luxo Nem Lixo” (Rita Lee e Roberto de Carvalho) sem acompanhamento musical. Assim, o visitante parece estar ouvindo uma conversa com as letras das músicas.

“Essa Nossa Canção” tem participação de artistas como o cantor e compositor Carlinhos Brown. Nela, ele aparece em um vídeo cantando “O Vento”, de Dorival Caymmi. Já a música “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, é interpretada por José Miguel Wisnik e Xênia França.

Outras canções que aparecem são “Construção” de Chico Buarque e ” Diário de um Detento” dos Racionais MC’s. Os curadores Carlos Nader e Hermano Vianna escolheram músicas que consideram fazer uso de frases coloquiais.

A exposição ainda exibe o documentário As Canções (2011), de Eduardo Coutinho. Na última sala o público poderá ver reproduções de manuscritos de composições de artistas como Marília Mendonça, morta em um acidente de avião em 2021, e do sambista Cartola.

Temporária, a mostra fica em cartaz até março de 2024. Os ingressos custam R$ 20 e podem ser adquiridos em sympla.com —aos sábados a entrada é gratuita.

(*) Com informações da Folhapress

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.