Marcelo Ramos têm até 15 de dezembro para viabilizar candidatura à presidente da Câmara

Em entrevistas, Marcelo Ramos diz que já possui 113 votos dos 150 necessários para poder se candidatar (Reprodução/Divulgação)

Michelle Portela – Da Revista Cenarium

MANAUS – Os seis deputados federais que tentam o apoio de Rodrigo Maia para a disputa de sua sucessão à Presidência da Câmara dos Deputados definiram que chegarão a um nome de consenso até o próximo dia 15 de dezembro. Entre eles está Marcelo Ramos, do PL do Amazonas, que está percorrendo o país em busca de apoio.

Além de Ramos, no encontro, estavam os presidentes do MDB, Baleia Rossi (SP); do Republicanos, Marcos Pereira (SP); do PSL, Luciano Bivar (PE), e os deputados Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e Elmar Nascimento (DEM-BA). A ideia é montar um bloco em condições de disputa contra o líder do PP, Arthur Lira, já dado como certo no processo como representante do assim chamado “Centrão bolsonarista”.

PUBLICIDADE

Enquanto os parlamentares se articular, cresce a suspeita de que o presidente da Câmara poderia tentar um novo mandato, embora afirme aliados que não tentará a reeleição, proibida pela Constituição, nem se o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizá-la. Mas Maia foi visitar Ciro Gomes (PDT) e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), para tratar da sucessão em nome de uma Câmara independente.

O fato é que o bloco de Maia tenta somar aos partidos ali representados (DEM, MDB, Republicanos e PSL), além de parte da oposição (PT, PDT, PCdoB e PSB) e de outras siglas ditas independentes, como Cidadania, PV e PSDB. Por isso, é um apoio disputado.

Em entrevistas, Marcelo Ramos diz que já possui 113 votos dos 150 necessários para poder se candidatar. Numa demonstração de trânsito, o parlamentar do Amazonas foi recebido na residência oficial de Maia para um almoço. E ainda estava acompanhado de prefeitos eleitos e reeleitos de cidades do Amazonas. E isso, na mesma data em que se reuniu com os demais interessados no pleito.

Outra demonstração veio durante a sessão virtual da Câmara da última segunda-feira, 26, quando Ramos ganhou apoio ao assumir a presidência por alguns minutos. “O senhor fica muito bem ajeitado nessa cadeira, Presidente”, disse o deputado Eli Borges (Solidariedade-TO). “Vossa Excelência fica bem nesta cadeira, presidindo muito bem esta sessão”, emendou José Nelto (Podemos-GO).

O fato mais recente da corrida eleitoral de Marcelo Ramos foi a visita ao governador do Maranhão, Flávio Dino, cujo oficialização do apoio ainda não ocorreu. Sabe-se, no entanto, que parlamentares do PCdoB são alguns dos maiores entusiastas da candidatura do amazonense.

Vou buscar o consenso, sim, para viabilizar minha candidatura, cuja proposta central será a celeridade na apresentação de pautas importantes para a superação das crises sanitária e econômica e redução das desigualdades sociais.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.