Marcelo Tas entrevista André Liohn no ‘Provoca’, programa da TV Cultura, nesta terça-feira, 6

O fotojornalista de guerra vai compartilhar os desafios da profissão. (Nathalie Bohm/TV Cultura)

Victória Sales – Da Revista Cenarium

MANAUS – O programa da TV Cultura do Brasil, “Provoca”, desta terça-feira, 6, comandado pelo apresentador Marcelo Tas, vai entrevistar, às 22h, André Liohn. O fotojornalista de guerra vai compartilhar os desafios da profissão e as questões relacionadas com responsabilidade e culpa durante a pandemia do novo coronavírus.

Durante o programa, André vai ressaltar a relação entre o profissional e o pessoal. “Atualmente eu percebo que eles valorizam, mas tentam não se intrometer e eu sei que eles sofrem por causa do meu trabalho”, explicou.

PUBLICIDADE

Marcelo Tas também questiona o profissional quanto as angústias. “Eles têm muito medo que eu morra e é por isso que eu deixo o máximo de fragmentos para que, se um dia isso acontecer, eles possam entender”, lamentou André.

Lutadores em disputa com soldados pró-governo na Líbia, no norte da África (Reprodução/André Liohn)

O fotojornalista compartilhou detalhes sobre a ida à fronteira da Turquia com a Síria, o qual foi capturado. “Eu estava muito perto da morte. A única coisa que você se arrepende é dos seus filhos, da sua família. Eu não me preocupei comigo em nenhum momento. Eu não tinha nenhuma preocupação comigo. Eu pensava muito que eu precisava avisar meus amigos para não irem para lá”, salientou.

André Liohn

André Liohn nasceu no dia 9 de novembro de 1974, no município de Botucatu, em São Paulo. Liohn é fotojornalista que já contribuiu para publicações nos maiores jornais do mundo, como Der Spiegel, L’Espresso, Time, Newsweek, Le Monde e Veja. O profissional passou 10 anos cobrindo conflitos, especialmente no leste e no norte da África.

Liohn começou a fotografar aos 30 anos e, em 2012, se tornou o primeiro jornalista latino-americano a ganhar a medalha de ouro Robert Capa do Overseas Press Club, por conta do seu trabalho realizado sobre a Guerra Civil da Líbia. André mora desde os 20 anos na Noruega e atualmente está no Brasil para fazer a cobertura da pandemia da Covid-19 no País.

Edição: Carolina Givoni

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.