Marcelo Tas entrevista Paulo Artaxo, no ‘Provoca’, programa da TV Cultura

O apresentador Marcelo Tas (à esq) e Paulo Artaxo (à dir)(Divulgação/TV Cultura)

Victória Sales – Da Cenarium

MANAUS (AM) – Programa da TV Cultura do Brasil, o ‘Provoca’, desta terça-feira, 17, comandado pelo apresentador Marcelo Tas, vai entrevistar, às 22h, Paulo Artaxo. O especialista em mudanças climáticas traz um debate sobre os resultados do relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).

Artaxo ressalta sobre o “alerta vermelho” que foi divulgado recentemente pelo painel, além do aquecimento global, que segundo o documento publicado, os seres humanos são os principais responsáveis pelo aumento na temperatura do planeta.

PUBLICIDADE

Questionado por Tas sobre como convencer quem tem os poderes nas mãos ou quem não está atento na gravidade do problema, Paulo afirma: “Quem ganha dinheiro hoje destruindo a natureza quer perpetuar o seu negócio. São os principais grupos econômicos, eles representam os setores mais atrasados da sociedade brasileira e dos outros países”, ressalta.

Mudanças Climáticas

Os principais impactos causados por um dos maiores desafios da sociedade, as mudanças climáticas, afetam diretamente e principalmente a saúde. Elas são as alterações no clima causados a longo prazo por ações do homem. Mas essas mudanças já ocorrem a, aproximadamente, 4,6 bilhões de anos, quando começaram a ser observadas. Em 400 mil anos, já foram registrados quatro ciclos diferentes.

Podemos citar como as principais atividades humanas que causam essas mudanças: queima de combustível que são derivados do carvão mineral, petróleo ou afins, agropecuária, descarte irregular de resíduos sólidos, entre outros fatores que emitem uma grande quantia de gás carbônico e de gases que formam o efeito estufa.

IPCC

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas tem como principal objetivo realizar avaliações relacionadas as mudanças climáticas. Foi criado em 1988 quando ficou claro o papel humano nas questões do aumento da temperatura. Mas foi somente em 1990 que foi publicado o primeiro relatório e foi neste documento que foi criada a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), tratado internacional para reduzir o aquecimento global.

Em 2007, o painel liberou dados alarmantes que aponta que o aumento da temperatura global até 2100 ficaria entre 1,8ºC e 4ºC, tornando assim um cenário catastrófico. O relatório publicado em 2018 aponta o aquecimento global de 1,5ºC, fazendo com que sejam tomadas decisões importantes por parte dos governantes para que sejam evitados ainda mais esse aumento.

Paulo Artaxo

Paulo Eduardo Artaxo Netto nasceu em São Paulo, no dia 25 de janeiro de 1954. Apesar de trabalhar com física, Artaxo migrou para a área de meio ambiente, especialmente nas questões de mudanças climáticas, poluição do ar, no qual se tornou uma referência. Paulo já trabalhou na Nasa, na Universidade de Harvard e na Universidade de Antuérpia. Foi eleito Fellow da American Association for the Advancemente of Sciences, em 2006, além de ter recebido o título de Doutor Honoris Causa, da Universidade de Estocolmo.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.