Março Lilás: Policlínica Codajás oferta atendimentos de prevenção à saúde da mulher

Nesta quinta-feira, 10, a unidade ofertou 100 vagas para realização do exame preventivo (Divulgação)

Com informações da assessoria

MANAUS – A Policlínica Codajás, unidade da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), ofertou, nesta quinta-feira, 10, exame preventivo e de cuidados à saúde da mulher. A ação foi voltada para a campanha Março Lilás de conscientização sobre o câncer de colo do útero.

A doméstica Maria Esbertina de Cristo, 50, soube da ação e decidiu tirar um tempo para cuidar da saúde. A moradora do Monte Pascoal, da Zona Sul da capital, mãe de oito filhos, estava há três anos sem realizar o exame preventivo papanicolau. O recomendado é realizar o exame anualmente.     

PUBLICIDADE

“Por falta de tempo e também pela minha rotina de mãe, não pude realizar o exame antes. Tentei pesquisar particular e a última vez que vi o custo era alto, o que não daria para eu pagar”, explicou.

Ao longo do dia, além do exame preventivo, a policlínica ainda intensificou a oferta de testes rápidos de HIV, Sífilis e de Hepatite B e C. Maria Esbertina também aproveitou para realizar esses testes oferecidos pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que desde dezembro de 2021 realiza esse atendimento, diariamente, na unidade.

Para a dona Maria, o sentimento é de total gratidão e classificou como “uma benção” o atendimento recebido na Policlínica Codajás.

Saúde da Mulher

A ação realizada nesta quinta-feira foi uma ação coordenada pela equipe de enfermagem da unidade. Foram ofertadas 100 vagas para realização do exame preventivo, e os testes rápidos foram ofertados ao longo do dia, no horário das 7h às 17h. Os resultados dos exames serão entregues às pacientes em 30 dias e, posteriormente, elas poderão marcar consulta com ginecologista.

O diretor da Policlínica Codajás, fisioterapeuta Ráiner Figueiredo, explica que esta é uma das muitas ações realizadas pela unidade e que a saúde das mulheres é sempre um tema de destaque no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Elas são muito lembradas na nossa unidade; não somente o público que recebemos, mas também por termos servidoras. Temos previsão para novas ações como estas, que cuidam da saúde da mulher e de todos”, afirmou o diretor.

O Março Lilás é uma campanha dedicada para alertar a população sobre a prevenção ao câncer do colo do útero, doença que pode ser evitada com a vacina contra o HPV (Divulgação)

Durante esta ação, o serviço social da unidade também realizou palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), distribuição de camisinhas femininas e masculinas e de panfletos informativos.

Campanha

O Março Lilás é uma campanha dedicada para alertar a população sobre a prevenção ao câncer do colo do útero, doença que pode ser evitada com a vacina contra o HPV. Neste ano, a iniciativa tem como tema “É tempo de cuidar”.

O movimento também conscientiza as mulheres sobre a realização periódica do exame preventivo, o papanicolau, que deve ser feito mesmo se a mulher não estiver apresentando nenhum sintoma ginecológico. Por meio deste exame são descobertas as lesões pré-malignas, que vêm antes do câncer.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.