Coluna da REVISTA CENARIUM dedicada a falar, de forma dinâmica, sobre o que está em alta na cena política da Amazônia, Brasil e mundo.


Marco Temporal ameaça 80 povos indígenas isolados, alerta Cimi na ONU


Por: Bianca Diniz

27 de março de 2025
Marco Temporal ameaça 80 povos indígenas isolados, alerta Cimi na ONU
São pelo menos 80 grupos sem reconhecimento oficial da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), sob ameaças (Créditos: Sheyden/Movimento Atingidos por Barragens)

A fala do secretário-executivo do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Luís Ventura, no debate geral da 58ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, reforça o que a sociedade e o poder público precisam compreender: o Marco Temporal ameaça povos isolados ao condicionar a posse de terras indígenas à ocupação até 1988. São pelo menos 80 grupos sem reconhecimento oficial da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), sob ameaças e impactos do garimpo ilegal, extração de ilegal madeira e narcotráfico. A ONU já classificou a tese como retrocesso e alerta para o risco de extermínio, portanto o Brasil deve fortalecer políticas indigenistas e garantir a proteção territorial, em conformidade com tratados internacionais como a Convenção 169 da OIT.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.