Maria Benigno confirma disputar vaga de juíza eleitoral no TRE-AM

Maria Benigno é especialista em direito eleitoral (Divulgação)
Karina Pinheiro – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – A advogada Maria Benigno confirmou nesta quarta-feira, 21, a sua candidatura para a vaga de juíza substituta do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM). A advogada irá disputar a vaga pela Ordem dos Advogados do Amazonas (OAB-AM) para o biênio 2024-2026.

A decisão de Maria veio após a abertura do edital da vaga deixada pelo advogado Pedro Araújo, que se despedirá da Corte eleitoral no dia 26 de maio, optando por não disputar a recondução.

Vou concorrer, sim. Já atuo no direito eleitoral há 15 anos, tentei algumas vezes essas vagas, que são temporárias. Então, eu vou tentar, já me inscrevi”, disse a advogada.

PUBLICIDADE
Maria Benigno (Reprodução/ Redes Sociais)

De acordo com a candidata, a disputa é um processo que passa por algumas fases e que, inicialmente, será encaminhada uma lista com seis nomes para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Tem seis nomes inscritos e acredito que, na semana que vem, o Tribunal de Justiça, que faz a votação desses seis nomes, irá tirar três. É apenas uma etapa, depois disso vai para o TSE, que analisa requisitos, como idoneidade moral, anos de prática de advocacia, os requisitos constitucionais e depois o TSE homologa a lista tríplice, que vai para a presidência”, explicou.

Questionada pela REVISTA CENARIUM sobre possível favoritismo, Maria Benigno negou ser favorita na da vaga. “Não tem nenhum favoritismo, nunca me posicionei dessa forma, acho até que atrapalha. É um processo em que o que será analisado é a parte jurídica; se a pessoa realmente possui o conhecimento na área específica, que é o direito eleitoral, essas coisas”, ressaltou.

A previsão é que a lista sêxtupla seja revelada no próximo dia 27 de fevereiro. Em relação à candidatura, a advogada se mostrou confiante e tranquila em relação à disputa, afirmando que se sente apta para concorrer à vaga.

“Já participei de outras (disputas) e me sinto tranquila. Entendo que eu preencha os requisitos e espero que os desembargadores escolham aqueles que eles acreditam que seriam os mais indicados para serem submetidos à vaga, mas estou confiante de que preencho os requisitos. Estou falando com desembargadores, me apresentando, pedindo voto, o que é praxe, indo de gabinete em gabinete”, declarou Maria Benigno.

A data para a realização da eleição ainda não foi definida, devido à necessidade da movimentação do TRE, já que a pauta é divulgada semanalmente.

Leia mais: 5ªT – 11º EP – Cenarium Entrevista -Maria Benigno – Advogada e Especialista em Direito Eleitoral
Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Gustavo Gilona
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.