Mariana Carvalho e Léo Moraes disputam o 2º turno das eleições em Porto Velho


Por: Camila Pinheiro

06 de outubro de 2024
Mariana Carvalho e Léo Moraes disputam o 2º turno das eleições em Porto Velho
A candidata Mariana Carvalho e o candidato Léo Moraes (Composição: Paulo Dutra/CENARIUM)

PORTO VELHO (RO) – Em 27 de outubro, os eleitores de Porto Velho voltarão às urnas para decidir quem será o próximo prefeito da capital de Rondônia. A disputa será entre os candidatos Mariana Carvalho, do União Brasil, que recebeu 44% dos votos válidos neste domingo, 6, e Léo Moraes, do Podemos, que recebeu 25%. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Mariana Carvalho integra a coligação que une 12 partidos. Ela recebeu o apoio do atual prefeito, Hildon Chaves (União), do governador Marcos Rocha (União), e do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Marcelo Cruz (PRTB). Carvalho tem uma forte base de apoiadores e é considerada uma candidata alinhada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Por outro lado, Léo Moraes, também ex-vereador e ex-deputado federal, busca se diferenciar com uma proposta mais centrada e menos polarizante. O primeiro turno das eleições parecia desenhado para uma possível decisão ainda no primeiro turno, com Mariana Carvalho liderando as pesquisas, enquanto Léo Moraes esteve sempre em segundo lugar.

Os demais concorrentes foram Célio Lopes (PDT), que ficou em terceiro (11%); Euma Tourinho (MDB), que ficou em quarto (9%); Dr. Benedito Alves (Solidariedade), em quinto (5%); Ricardo Frota (Novo) em sexto (1,7%) e Samuel Costa (Rede) na sétima posição (1,3%).

Os eleitores de Porto Velho terão que decidir entre as propostas de Carvalho, que promete ser a candidata que dará continuidade aos projetos de Hildon Chaves, e as de Léo Moraes, que foca em políticas sociais e de inclusão.

Mariana Carvalho

Mariana Carvalho, nascida em São Paulo e com 37 anos, é médica especializada em cardiologia, além de possuir formação em Direito. Ela também concluiu um mestrado em Administração Pública e é doutora em bioética. Sua trajetória na vida pública começou aos 21 anos, quando foi eleita vereadora em Porto Velho. Em 2014, ela foi eleita deputada federal e reeleita em 2018.

Carvalho também já disputou os cargos de prefeita de Porto Velho, em 2012, e senadora em 2022. Mais recentemente, ocupou a posição de reitora de uma faculdade particular, que pertence à sua família. Atualmente, Mariana é filiada ao partido União Brasil, em Rondônia.

Léo Moraes

Leonardo Barreto de Moraes, natural de Foz do Iguaçu (PR), tem 40 anos e, atualmente, mora em Porto Velho. Casado e pai de uma menina, Léo Moraes é formado em Direito. Sua carreira política teve início em 2012, quando foi eleito vereador em Porto Velho. Dois anos depois, em 2014, conquistou uma vaga como deputado estadual.

Em 2016, Léo concorreu à prefeitura de Porto Velho, chegando ao segundo turno, mas não conseguiu a vitória. Em 2018, foi eleito deputado federal e, em 2022, disputou novamente nas eleições estaduais, porém, não foi eleito. Mais recentemente, atuou como diretor do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO).

Leia mais: Derrame de santinhos marca manhã de eleição em Belém
Edição por Jadson Lima
Revisado por Adriana Gonzaga

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.