Marido de promotora do MP de Rondônia é preso por obstrução de justiça


Por: Camila Pinheiro

10 de outubro de 2024
Marido de promotora do MP de Rondônia é preso por obstrução de justiça
Marido de promotora e Marlúcia Chianca (Composição: Paulo Dutra/CENARIUM)

PORTO VELHO (RO) – O marido da promotora do Ministério Público de Rondônia (MP/RO) Marlúcia Chianca, Marcelo Guimarães Cortez Leite, foi preso preventivamente na manhã desta quinta-feira, 10, por suspeita de obstrução de justiça. Ele e esposa são alvos de investigação por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriu um mandado de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão, além das medidas cautelares de suspensão de porte de arma de fogo e proibição de contato com testemunhas. A Operação Impedimentum ocorreu em Porto Velho e no município de Ouro Preto do Oeste (RO), localizado a 282 quilômetros da capital.

Agentes durante uma operação que mirou o grupo (Divulgação)

A operação busca instruir uma investigação criminal que apura a suposta prática de crime de obstrução de justiça, previsto na Lei nº 12.850/2013. A investigação aponta que os suspeitos tentavam impedir o andamento de apurações relacionadas à Operação Alcance II, que desmantelou uma organização criminosa em abril deste ano.

O Gaeco informou em nota que as provas colhidas até o momento apontam que os investigados teriam procurado testemunhas e outros denunciados para descobrir o conteúdo dos depoimentos, intimidá-los e combinar versões. Além disso, eles teriam ocultado e dilapidado bens já bloqueados pela Justiça de Rondônia no curso da investigação.

Ministério Público de Rondônia (Divulgação)
Investigação

Em abril deste ano, o MP/RO, com o apoio de agentes da Polícia Federal (PF) realizaram a operação Alcance 2, para investigar crimes de lavagem de dinheiro. Na ocasião, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão e bloqueio de mais de R$ 200 milhões. A promotora do MP/RO Marlúcia Chianca foi afastada de suas funções.

A investigação foi iniciada e conduzida pelo próprio MP/RO, em face do suposto envolvimento de uma de suas integrantes em crimes investigados pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes da PF, que apura a prática de crime de tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro oriundo do comércio ilícito de entorpecentes.

Leia mais: Em Roraima, PF cumpre mandados em endereços ligados a candidatos
Editado por Jadson Lima

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.