Marina Silva participa do Global Citizen NOW em Belém
Por: Fabyo Cruz
08 de julho de 2025
BELÉM (PA) – A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, é uma das principais convidadas da cúpula Global Citizen NOW: Amazônia, que será realizada em Belém (PA) no próximo dia 24 de julho. O evento reunirá lideranças indígenas, autoridades públicas e representantes da sociedade civil de toda a Bacia Amazônica, com o objetivo de ampliar o protagonismo das comunidades da região e mobilizar recursos para a proteção e restauração da floresta.
Organizado pela Global Citizen, o encontro ocorrerá na Estação das Docas e faz parte da campanha internacional para arrecadar US$ 1 bilhão em defesa da Amazônia. A iniciativa será realizada meses antes da 30ª Conferencia da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro também na capital paraense, e busca influenciar diretamente as decisões da conferência climática.
Entre os participantes confirmados estão o governador do Pará, Helder Barbalho; a deputada federal e ativista indígena Célia Xakriabá; a secretária estadual dos Povos Indígenas, Puyr Tembé; e lideranças como Juma Xipaia, Toya Manchineri, Kleber Karipuna, além de representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), do Greenpeace Brasil, da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), do Observatório do Clima e de institutos de pesquisa e advocacy ambiental.
“No momento em que o mundo está olhando para a Amazônia e para o Brasil, precisamos garantir que aqueles que defendem sua vida, sua terra e seu futuro de gerações estejam no centro de todas as discussões. O Global Citizen NOW: Amazônia é um espaço importante para reunir líderes indígenas de diversos territórios, especialmente mulheres e jovens, para compartilhar nossas vozes e visões. É também um momento para mostrar que a Amazônia não é apenas um lugar a ser protegido – é um lugar de sabedoria, liderança e soluções para o futuro”, disse Célia Xakriabá, deputada federal, ativista indígena e Cofundadora da Anmiga.

“A Amazônia não é apenas um dos ecossistemas mais importantes do mundo para o nosso clima – é o lar de mais de 40 milhões de pessoas, incluindo centenas de nações indígenas. Com o avanço do desmatamento levando a Amazônia a um ponto de colapso, não basta apenas ouvir – é preciso atender aos apelos de quem protege a floresta há gerações. É por isso que esta cúpula é importante. A Global Citizen NOW: Amazônia é uma oportunidade para os líderes indígenas e regionais de toda a Amazônia definirem antecipadamente a agenda da COP30 – para que, quando o mundo se reunir aqui em novembro, tenhamos uma mensagem clara: o status quo não é uma opção”, disse Michael Sheldrick, Cofundador e Diretor de Políticas, Impacto e Relações Governamentais da Global Citizen.
De acordo com a organização, o evento será apresentado pela jornalista Luiza Zveiter e pelo comunicador indígena José Kaeté, com programação em português, espanhol e inglês, e transmissão global. O foco estará em três frentes principais: assegurar novos investimentos para a preservação da floresta e reconhecimento de territórios indígenas; ampliar compromissos para eliminar os combustíveis fósseis e acelerar a transição energética justa; e viabilizar financiamento climático para comunidades da linha de frente.
O Global Citizen NOW: Amazônia – que ocorre antes do Global Citizen Festival: Amazônia, marcado para o dia 1º de novembro – dá continuidade à crescente presença global da cúpula de ação após a quarta edição em Nova York e os primeiros eventos realizados fora dos EUA em Melbourne, Austrália, Rio de Janeiro, Brasil e Paris, França, em 2024. Este ano, a série de cúpulas expandirá ainda mais sua presença global e irá para Detroit, EUA; Sevilha, Espanha e Joanesburgo, África do Sul — reunindo líderes e defensores de todo o mundo para promover ações significativas para acabar com a pobreza extrema.
