Mato Grosso vai ganhar três novos campi do Instituto Federal
12 de março de 2024

Davi Vittorazzi – Da Revista Cenarium
CUIABÁ (MT) – Dos 100 novos campi dos Institutos Federais (IFs) que vão ser implantados no Brasil, três serão em Mato Grosso, nas cidades Água Boa, Canarana e Colniza. O anunciou foi feito pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília (DF), nesta terça-feira, 12.
Atualmente, o Estado possui 19 campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Segundo o governo federal, ainda haverá investimentos nos institutos já existes, como construção de refeitórios, salas de aula, laboratórios, bibliotecas e aquisição de equipamentos.
Com as novas unidades, o ministro da Educação, Camilo Santana, disse que vão ser criadas 140 mil novas vagas para alunos no País, a maioria em cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Na cidade de Canarana, o IFMT possui um centro de referência com alguns cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) que funcionam em parceria com o município e empresas da região, enquanto em Água Boa e Colniza, a gestão do IF no Estado informou que fará audiências públicas para definir os eixos de formação e estrutura mínima para o campus operar.
As novas unidades vão ser construídas por meio de recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O investimento previsto é de 2,5 bilhões em 100 novas unidades e 1,4 bilhão na consolidação dos campi em funcionamento.
Novas unidades por região:
- Norte: 12 campi
- Nordeste: 38 campi
- Centro-Oeste: 10 campi
- Sudeste: 27 campi
- Sul: 13 campi
Os IFs oferecem educação média integrada com cursos técnicos e de formação superior. Os institutos foram criados por meio da Lei 11.892 de 2008, com a padronização das técnicas.
O Brasil tem 682 unidades e mais de 1,5 milhão de estudantes matriculados. Com os novos 100 campi, a rede federal passa a contar com 782 unidades, das quais 702 são campi de IFs.