Mato Grosso vai ganhar três novos campi do Instituto Federal


12 de março de 2024
Mato Grosso vai ganhar três novos campi do Instituto Federal
Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (Reprodução/IFMT)
Davi Vittorazzi – Da Revista Cenarium

CUIABÁ (MT) – Dos 100 novos campi dos Institutos Federais (IFs) que vão ser implantados no Brasil, três serão em Mato Grosso, nas cidades Água Boa, Canarana e Colniza. O anunciou foi feito pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília (DF), nesta terça-feira, 12.

Atualmente, o Estado possui 19 campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Segundo o governo federal, ainda haverá investimentos nos institutos já existes, como construção de refeitórios, salas de aula, laboratórios, bibliotecas e aquisição de equipamentos.

Com as novas unidades, o ministro da Educação, Camilo Santana, disse que vão ser criadas 140 mil novas vagas para alunos no País, a maioria em cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Campus do IFMT em Cuiabá (Camila Zeni/O Livre)

Na cidade de Canarana, o IFMT possui um centro de referência com alguns cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) que funcionam em parceria com o município e empresas da região, enquanto em Água Boa e Colniza, a gestão do IF no Estado informou que fará audiências públicas para definir os eixos de formação e estrutura mínima para o campus operar.

As novas unidades vão ser construídas por meio de recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O investimento previsto é de 2,5 bilhões em 100 novas unidades e 1,4 bilhão na consolidação dos campi em funcionamento.

Novas unidades por região:
  • Norte: 12 campi
  • Nordeste: 38 campi
  • Centro-Oeste: 10 campi
  • Sudeste: 27 campi
  • Sul: 13 campi

Os IFs oferecem educação média integrada com cursos técnicos e de formação superior. Os institutos foram criados por meio da Lei 11.892 de 2008, com a padronização das técnicas.

O Brasil tem 682 unidades e mais de 1,5 milhão de estudantes matriculados. Com os novos 100 campi, a rede federal passa a contar com 782 unidades, das quais 702 são campi de IFs.

Leia mais: Dois municípios do Amazonas terão novos campi de Institutos Federais, anuncia Governo Lula
Editado por Adrisa De Góes
Revisado por Adriana Gonzaga

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.