Membros do Conselho Estadual de Cultura do Amazonas tomam posse


14 de janeiro de 2022
Membros do Conselho Estadual de Cultura do Amazonas tomam posse
Cerimônia foi realizada no Salão Solimões, Centro, nesta sexta-feira, 14, seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19 (Divulgação)

Com informações da Assessoria

MANAUS — Ao todo, 44 novos conselheiros e suplentes do Conselho Estadual de Cultura tomaram posse para o exercício 2021-2023, nesta sexta-feira, 14, no Salão Solimões, na Avenida 7 de Setembro, Centro. A reestruturação do Conselho Estadual de Cultura (Conec), que estava há mais de dez anos sem atividades, é uma ação do programa ”+Cultura’ e faz parte do plano do Governo Wilson Lima para o setor no Amazonas, que tem como uma das diretrizes a implantação do Sistema Estadual de Cultura.

Presidido pelo secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, o conselho é uma forma de integração da classe cultural. “É uma orientação do governador Wilson Lima e está no nosso plano de governo, restabelecermos o Sistema Estadual de Cultura. E o Conselho Estadual de Cultura é um importante instrumento para isso. A gente reúne aqui entes que dialogam, trabalhadores e trabalhadoras da cultura não só da capital, mas de todo o Estado”, declarou o secretário. 

O processo eleitoral para o mandato 2021-2023 aconteceu de forma virtual, no final de outubro 2021, e elegeu representantes dos segmentos de Teatro, Dança, Circo, Música, Literatura, Artes Visuais e Novas Mídias, Audiovisual, Cultura Popular de Matriz Ibérica, Cultura Indígena, Cultura Afrodescendente, Folclore e Carnaval. 

Mais representatividade 

Marcos Apolo ainda destacou as atualizações nas cadeiras do conselho. “Fez-se necessário algumas adequações de cadeiras, até para que a gente pudesse atualizar, modernizar o conselho, chegando mais próximo da nossa realidade”, disse.

Entre os avanços está a implementação da cadeira de cultura Afrodescendente e cultura Indígena. “Ser mulher, indígena e ser conselheira, assim, depois de tantos anos sem o conselho, para mim é uma grande honra. É muito importante nós termos uma cadeira para a cultura indígena por uma questão de representatividade, de luta mesmo e por uma questão de identificação”, pontuou a Suzane Costa, representante titular da cadeira da cultura indígena. 

Atribuições 

Ao Conselho compete aprovar diretrizes gerais do Plano Estadual de Cultura; acompanhar a execução; fiscalizar a aplicação dos recursos do Fundo Estadual de Cultura; apoiar acordos entre os entes estaduais para a implantação do Sistema Estadual de Cultura; além de estabelecer cooperação com os movimentos sociais; Organizações Não Governamentais e o setor empresarial; e incentivar a participação democrática na gestão das políticas e dos investimentos públicos na área cultural.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.