Mesmo com chuvas e alagamentos, governador do Maranhão afirma que situação ‘está sob controle’
11 de maio de 2024

Marcela Leiros – Da Revista Cenarium
MANAUS (AM) – O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), afirmou nessa sexta-feira, 10, que, apesar da chuva ter causado alagamentos no Estado e afetado 450 pessoas, a situação está controlada e continua sendo monitorada. A preocupação com a forte precipitação é que um cenário como o do Rio Grande do Sul venha a se repetir.
O chefe do Executivo estadual foi à cidade de Barreirinhas, a 254 quilômetros da capital São Luís, acompanhar visita técnica da Defesa Civil. Na rede social Instagram, Brandão confirmou que todas as famílias desabrigadas já haviam retornado às suas casas.
“A situação está sob controle e continuamos monitorando de perto, dando todo o suporte para as famílias atingidas, com ajuda humanitária, entrega de cestas básicas e todo acolhimento necessário“, disse.

LEIA TAMBÉM:
Chuvas extremas no Maranhão deixam 30 cidades em estado de emergência
Justiça determina regularização de território quilombola no Maranhão após 19 anos
Maranhão tem maior número de violência sexual e estupro de mulheres
Confederação dos agricultores questiona alterações na Lei de Terras do Maranhão
Segurança Pública do Maranhão apura invasão de quilombo por empresário para plantar soja
O nível da água chegou a mais de um metro em Barreirinhas, invadindo praticamente todas as casas dos mais afetados. Até mesmo uma escola suspendeu as aulas e estava fechada devido ao alagamento. Além de Barreirinhas, a chuva também afetou outros 30 municípios, que estão em emergência, mas sem inundações.
“Temos 31 municípios em situação de emergência, em que a própria gestão municipal consegue atuar, e os decretos municipais têm período de seis meses de duração; apenas um município decretou Estado de calamidade pública, Santa Inês, em razão de uma rodovia federal ter sido cortada. A cidade recebeu todo apoio do governo federal e do nosso Governo do Maranhão“, informou o governador.
As fortes chuvas no Maranhão desde abril de 2024 provocam a cheia em rios do Estado. Ainda segundo a Defesa Civil, as famílias estão sendo auxiliadas nas retiradas das áreas de risco pelas coordenadorias municipais da Defesa Civil e também com a distribuição de refeições fornecidas pela rede de restaurantes populares do governo do Estado.
Confira a lista dos 30 municípios afetados:
- Formosa da Serra Negra
- São Roberto
- São João do Sóter
- Tuntum, Monção
- Pindaré-Mirim
- Conceição do Lago Açu
- Lago da Pedra
- Lagoa Grande do Maranhão Carutapera
- Governador Nunes Freire
- Boa Vista do Gurupi
- Trizidela do Vale
- Cantanhede
- Palmeirândia
- Bacabal
- Jenipapo das Vieiras
- Cachoeira Grande
- Buriticupu
- Arari
- Satubinha
- Anapurus
- Grajaú
- Barreirinhas
- Colinas
- Matões do Norte
- Pedro do Rosário
- Peri Mirim
- Tufilândia
- Barra do Corda