Mesmo com elogios de Bolsonaro, ministro de Ciência e Tecnologia acumula insucessos

Marcos Pontes, que tenta escapar de temas polêmicos, enfrentou críticas por apagão na plataforma Lattes (Pablo Jacob/Agência O Globo)

Com informações do O Globo

BRASÍLIA – “É importante pensar coisas boas, fazer coisas boas, falar coisas boas, ajudar as pessoas. Dessa forma, você programa seu inconsciente de uma forma positiva”. O conselho é do ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, e foi feito em uma edição do Diário de Bordo, nome dado a ele às transmissões diárias que faz no seu Instagram.

Nessas conversas, ele mistura ações do ministério, assuntos da ciência (como Ovnis) e até uma espécie de leitura coletiva do seu livro “É possível: como transformar seus sonhos em realidade”. Na última quinta-feira, a audiência ao vivo não passou de 200 pessoas.

PUBLICIDADE

Com dois anos e meio de governo, o ex-astronauta Marcos Pontes tenta investir em um discurso técnico para fugir das polêmicas do governo — mas nem sempre tem sucesso nessa última parte. Na última semana, por exemplo, o ministro foi criticado por ter se encontrado com uma deputada alemã da extrema direita.

Pontes se justificou dizendo que atendeu apenas a um pedido da deputada Bia Kicis (PSL-SP) para tirar uma foto para o irmão da deputada, que teria o desejo de ser astronauta, e que conversou com a parlamentar sobre energia.

“Vem um monte de crítica como se eu tivesse discutindo a criação de um partido neonazista, alguma coisa do tipo, uma coisa absurda. E eu só fico observando”, justificou depois.

Pontes também mostra alinhamento com Bolsonaro: no último dia 10, acompanhou o presidente em uma “motociata” em Porto Alegre. Sem máscara, afirmou que aquela era a pesquisa eleitoral “verdadeira”, repetindo o discurso do presidente de desqualificar institutos de pesquisa.

Veja a matéria completa no site

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.