Milei proíbe mudança de gênero e terapia hormonal para menores na Argentina
06 de fevereiro de 2025

MANAUS (AM) – O gabinete presidencial da Argentina informou que o presidente Javier Milei decidiu proibir tratamentos e cirurgias de mudança de gênero para menores de idade, além de impor limites para o alojamento de mulheres trans em prisões femininas.
O porta-voz presidencial, Manuel Adorni, disse em entrevista coletiva que a proibição deve incluir a terapia hormonal e segue a linha de retrocessos legais semelhantes sobre os direitos trans em países como Reino Unido, Suécia, Finlândia e Estados Unidos, na intenção de proteger a saúde mental das crianças.
O anúncio ocorre dias depois de milhares de argentinos protestarem a favor dos direitos LGBTQIAPN+, na esteira de discurso de Milei em Davos, na Suíça. Ele questionou “o feminismo, a diversidade, a inclusão, o aborto, o ambientalismo e a ideologia de gênero“, chamando as políticas progressistas de “câncer que deve ser extirpado“.
“O presidente não pode modificar uma lei por decreto. E se ele tentar, iremos ao Judiciário e à Corte Interamericana, se necessário“, disse a Federação LGBTQIAPN+ da Argentina no X, observando que a lei existente já não permite cirurgias de gênero para menores.
Mais informações no link.