Militares suspeitos de matar auxiliar de serviços gerais são presos em RR
Por: Ian Vitor Freitas
04 de dezembro de 2024
BOA VISTA (RR) – A Polícia Civil de Roraima (PCRR) deflagrou, nesta quarta-feira, 4, a terceira fase da Operação Janus e cumpriu mandados de busca e apreensão em desfavor de quatro policiais militares suspeitos de assassinar, com um tiro na cabeça, Izaías de Souza Caetano, de 21 anos. A vítima, segundo a investigação, era usuária de drogas e trabalhava como auxiliar de serviços gerais. A operação ocorreu na capital, Boa Vista.
A ação, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), por meio da Delegacia Geral de Homicídios (DGH), foi coordenada pelo delegado Jean Daniel e contou com quatro equipes operacionais. Além disso, contou ainda com o apoio do Departamento de Inteligência (Deint) da Secretaria de Segurança Pública (Sesp).
Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara do Tribunal do Júri e da Justiça Militar de Boa Vista. Os alvos foram as residências de quatro policiais militares investigados pelo homicídio, ocorrido em 8 de dezembro de 2023.

Vestígios e imagens coletadas no local do crime direcionaram as investigações até os suspeitos. De acordo com o delegado Jean Daniel, responsável pela operação, as investigações acontecem em razão do crescente número de mortes decorrentes das intervenções policiais em Roraima.
“O aumento de 225% nas mortes decorrentes de intervenção policial em 2023 nos preocupa profundamente. A Operação Janus é uma resposta firme da Polícia Civil para garantir que os responsáveis por ações ilegais sejam identificados e responsabilizados, independentemente de quem sejam”, ressaltou.
Os mandados de busca foram cumpridos nos bairros Caranã, Cauamé, Murilo Teixeira e Jardim Tropical. “Estamos empenhados em oferecer respostas concretas à sociedade roraimense e as ações realizadas hoje reforçam nosso compromisso com a justiça e o respeito à vida”, concluiu o delegado.
Entenda o crime
De acordo com informações da Polícia Militar de Roraima (PM-RR), Izaías foi encontrado morto em uma área conhecida como Igarapé da Cachoeirinha, localizado no bairro Cidade Satélite, Zona Oeste de Boa Vista, em dezembro de 2023.
Na época do ocorrido, a PMRR informou que recebeu o acionamento na manhã do dia 8 de dezembro para verificar a denúncia de que havia um corpo de uma pessoa na região do balneário. No local, a guarnição encontrou o corpo de Izaías.
Os policiais constataram que tinha um ferimento na cabeça e que não havia nenhum pertence próximo. Por fim, acionaram a Perícia e o Instituto de Medicina Legal (IML), que fizeram a remoção do corpo.