Milton Cunha, em parceria com a UEA, lança programa ‘Toada do Milton’
Por: Ana Pastana*
10 de junho de 2025
MANAUS (AM) – A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em imersão na tradição da maior festa folclórica a céu aberto do mundo, o Festival de Parintins, apresenta, pela primeira vez, um programa de TV, ao vivo, durante o 58° festival, que será apresentado pelo artista cultural, mestre e doutor em Letras, Milton Cunha. O projeto será chamado de “Toada do Milton”.
Além da valorização da cultura popular, o projeto também traz uma extensão universitária que culminará no terceiro pós-doutorado do professor Dr. Milton, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com o Museu Nacional. A parceria resultará na criação do livro A Ópera Cabocla.
“Quando a universidade me ligou, há seis meses, me perguntando: ‘Você gostaria de participar de um projeto popular na praça?’, eu disse ‘sim’, e ‘eu vou transformar isso no meu terceiro pós-doutorado’. Eu tinha um sonho antigo de escrever o livro A Ópera Cabocla. Essa ópera cabocla [o projeto] está comigo desde 2007. Quando surge o convite, eu digo: ‘É agora. Eu vou botar a Universidade Federal do Rio de Janeiro em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas, e vamos produzir esse conteúdo acadêmico, mostrando a estrutura narrativa do boi’“, disse Milton Cunha à CENARIUM.

O artista cultural também agradeceu o convite para participar de um projeto pioneiro da universidade estadual. “A alegria de voltar a Parintins e me deparar, novamente, com a opulência da manifestação dos bumbás agora está acrescida desse orgulho de estar num projeto acadêmico popular que lança luz sobre os outros horários da ilha. Feliz de estar participando disso, de levar para o Brasil essa riqueza de pensamentos sobre quem está ali, no entorno do espetáculo dos bois. Será um espaço de outra fala, uma outra visão”, pontuou.
Para o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, a ação do projeto de extensão da universidade, no Festival Folclórico de Parintins, vai movimentar o município durante a festa dos bumbás. “É com muita honra que anuncio a presença do artista Milton Cunha que, além de ser carnavalesco, reconhecido e renomado nacionalmente, tem uma série de formações acadêmicas. Inclusive, ele é doutor, com pós-doutorado em diversas segmentações culturais, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, da qual ele também é professor. Então, o acadêmico Milton Cunha estará presente nesse grande movimento festivo e cultural que é o Festival de Parintins”, declarou.
UEA
Por sua vez, a UEA vai contribuir com o projeto por meio da transmissão do programa ao vivo. Além disso, os visitantes que estiverem no Festival de Parintins poderão conhecer um pouco mais dos projetos de pesquisa realizados pela universidade pública do Amazonas.
“A Universidade do Estado traz Milton Cunha a partir de uma ação de extensão universitária que culmina no terceiro pós-doutorado do professor, doutor Milton Cunha, em que ele vai tratar dessa Ópera Cabocla a partir do Labedis, o Laboratório de Estudos de Discurso, Imagem e Som da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Museu Nacional. Então, é sobre essa face do carnavalesco, do pesquisador, do estudioso das festas populares que esse projeto se inscreve”, afirmou o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) da UEA, Darlisom Ferreira.
Darlisom afirma ainda que a UEA vai disponibilizar um estande com informações sobre a universidade, por meio da Escola de Artes e Turismo. “Claro que, além da presença marcante do Milton, a universidade terá um lindo estande de estúdio, onde apresentará as ações da universidade por meio da Escola de Artes e Turismo da UEA — na dança, na música, no teatro — que são cursos ofertados pela Universidade do Estado do Amazonas. E, em ano de COP30, a universidade também vai levar seus projetos do campo da sustentabilidade e desse clamor de preservação da vida articulado ao folclore, à arte e à cultura parintinense”, explicou.
Toada do Milton
O programa será transmitido ao vivo, da Praça da Catedral, em Parintins, nos dias 27, 28 e 29 de junho, durante o 58° Festival Folclórico. Com duração de três horas, “Toada do Milton” terá início às 13h, pelo canal oficial da UEA no YouTube, com diversos quadros pensados para regionalizar as entrevistas e transportar os convidados a uma viagem pela história dos bumbás Caprichoso e Garantido, além de outros setores da cultura Tupinambarana.
Milton Cunha receberá os convidados em um estúdio projetado para que, além dos telespectadores do canal, os visitantes da ilha também possam acompanhar tudo de perto, vivenciando o clima de festividade que invade Parintins no mês de junho e que, agora, fará parte do programa “Toada do Milton”.

O projeto Parintins de 2025 marca a presença da UEA, com expressão nacional, a partir da participação de Milton Cunha, ícone da cultura nacional e um estudioso das festas populares do Brasil. Após atravessar o País inteiro, passando pela festa de Campina Grande, São João do Maranhão e Carnaval, o artista trará para Parintins o seu currículo e sua trajetória, mergulhando no cenário amazônico.
O programa “Toada do Milton”, além de ser uma ferramenta que mostrará a importância da formação de pesquisa de extensão universitária no cotidiano do festival, a produção e disfunção da cultura e do conhecimento e expressão folclórica da universidade para região Norte, por meio de um grande pesquisador, servirá como base para a produção do terceiro pós-doutorado de Milton Cunha, pelo Museu Nacional e Laboratório de Estudos do Discurso Imagem e Som (Labedis).
Além do programa “Toada do Milton”, a UEA fará, na mesma estrutura do estúdio, uma exposição universitária com projetos desenvolvidos por professores, alunos e colaboradores da instituição durante os 25 anos de fundação da universidade.