‘Minha preocupação são os empregos’, diz Wilson Lima ao autorizar ação para manter competitividade da ZFM


03 de agosto de 2022
‘Minha preocupação são os empregos’, diz Wilson Lima ao autorizar ação para manter competitividade da ZFM
Wilson Lima busca reverter ação de Jair Bolsonaro contra a ZFM (Reprodução)
Ívina Garcia – Da Revista Cenarium

MANAUS – O governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), autorizou na tarde desta quarta-feira, 3, que a Procuradoria-Geral do Estado do Amazonas (PGE-AM) entre com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o Decreto Federal N° 11.158, de 29 de julho de 2022, para manter decisão que resguarda a Zona Franca de Manaus (ZFM).

Durante a madrugada de sábado, 30, o presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou novo decreto, na edição extra do Diário Oficial da União (DOU), que prejudica os empregos gerados graças a Zona Franca de Manaus. Na publicação consta que ele reduziu em 35% o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) de concentrados e retirou itens produzidos na ZFM da correção.

Vamos trabalhar e fazer tudo que for necessário para preservar os empregos gerados em nosso Polo Industrial“, afirma o governador em vídeo postado nas redes sociais. Wilson Lima quer ainda que seja mantida a decisão do ministro Alexandre de Moraes, que resguarda a competitividade da Zona Franca de Manaus.

Em maio, o ministro suspendeu os efeitos do decreto de redução das alíquotas do IPI, assinado pelo presidente Bolsonaro, no que diz respeito aos produtos produzidos na Zona Franca de Manaus. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) foi protocolada pelo partido Solidariedade no dia 2 de maio, em nome da bancada do Amazonas no Congresso Nacional.

Leia mais: Em liminar, Alexandre de Moraes protege Zona Franca de Manaus dos decretos que reduzem IPI

Prejuízo

A nova decisão de zerar o IPI, segundo o governador, prejudica alguns segmentos da ZFM. “A minha maior preocupação é com os empregos que são gerados com esse segmento. Eles são fundamentais para essas famílias“, declara Lima.

Ainda no dia 30, o senador Omar Aziz, coordenador da Bancada do Amazonas, se pronunciou contra o novo decreto. “O presidente Bolsonaro segue perseguindo a Zona Franca e o povo do Amazonas. Na madrugada, ele assinou um novo decreto extremamente prejudicial à Zona Franca de Manaus. Não é o primeiro e nem o segundo”, escreve o senador.

O Governo Bolsonaro, burlando o STF, não dá descanso aos trabalhadores amazonenses. São medidas que nos tiram a possibilidade de ter um futuro próspero, com emprego, renda e dignidade”, diz o parlamentar ao afirmar que está pronto para rebater, novamente, o decreto contra a ZFM.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.