Ministério da Educação anuncia bolsas de permanência para indígenas

As inscrições do Bolsa Permanência começam em julho (Foto: Divulgação/UFPA)
Com informações do Infoglobo

MANAUS – O Ministério da Educação anunciou nessa quinta-feira, 7, a oferta de 1 mil novas bolsas do Programa Bolsa Permanência (PBP).

O PBP concede bolsas para apoiar representantes de povos indígenas para assegurar a permanência em cursos em universidades federais. As inscrições serão realizadas em julho. O valor de cada bolsa será R$ 900 por mês.

Leia também: 18º Acampamento Terra Livre marcha em Brasília por demarcação de Terras Indígenas

O anúncio foi feito após o titular interino da pasta, Victor Godoy, fazer uma reunião com representantes de lideranças indígenas da Bahia para debater demandas desses povos na área educacional. Esta semana ocorre em Brasília o Acampamento Terra Livre, que mobiliza entidades indígenas de todo o Brasil.

PUBLICIDADE

Segundo o MEC, as novas bolsas representarão investimento de R$ 11 milhões. Ainda conforme o ministério, foram disponibilizadas neste ano 2 mil vagas para esta modalidade de bolsa.

Leia também: Cores dos povos tradicionais ocupam Brasília para o início da 18ª edição do Acampamento Terra Livre

Acampamento

O Acampamento Terra Livre 2022 teve início na última segunda-feira (4). Uma das principais pautas é a demarcação dos territórios indígenas. Os organizadores e participantes também lutam contra projetos que alteram as regras de demarcação de terras indígenas e que autorizam a mineração nessas áreas.  

O avanço da destruição e da violência sobre os territórios dos chamados povos isolados ocupou o debate do quarto dia do Acampamento Terra Livre, na tarde desta quinta-feira, 7. O secretário adjunto do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Luis Ventura, destacou três princípios que marcam a omissão do Estado brasileiro do atual governo: a negação sistemática da existência dos povos isolados; o aparelhamento e fragilização dos mecanismos de proteção dos territórios destes povos, e precariedade na garantia dos territórios por meio de Portarias de Restrição de Uso de curta duração.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.