Ministério da Saúde diz que recuperou dados de vacinação após ataque hacker

Marcelo Queiroga participa de entrevista coletiva em Brasília. (Foto: Lucio Tavora - 16.nov.2021/Xinhua)

Com informações da Folha de S. Paulo

BRASÍLIA (DF) – O Ministério da Saúde (MS) afirmou, neste domingo, 12, que finalizou o processo de recuperação dos registros de vacinação da Covid-19 e que nenhum dado foi perdido.

A pasta disse que trabalha para restabelecer os sistemas de registro e emissão dos certificados de imunização da Covid-19.

PUBLICIDADE

“O Ministério da Saúde informa que o processo para recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a Covid-19 foi finalizado, sem perda de informações. Todos os dados foram recuperados com sucesso”, disse o ministério, em nota.

“No momento, a pasta trabalha para restabelecer o mais rápido possível os sistemas para registro e emissão dos certificados de vacinação”, afirmou ainda a Saúde.

O site do Ministério da Saúde saiu do ar, na madrugada de sexta-feira, 10. Algumas funcionalidades do governo seguem indisponíveis, como o ConecteSUS, usado para acessar e emitir o registro de vacinação da Covid-19.

O ministério informou no sábado, 11, que o funcionamento completo dos sistemas deve ser restabelecido nesta semana.

A Polícia Federal (PF) abriu inquérito para apurar o caso e avalia a extensão do ataque cibernético perpetrado contra diferentes setores do governo federal, desde a sexta.

O governo disponibilizou um site com orientações para emissão temporária do comprovante de vacinação da Covid-19.

A recomendação da Saúde é procurar o posto de vacinação onde as doses foram aplicadas para solicitar a segunda via da Carteira Nacional de Vacinação. Há a possibilidade de comprovar a vacinação por meio do cartão físico.

Além disso, muitos Estados possuem ferramentas próprias, embora aqueles que utilizem a base de dados do Ministério da Saúde também podem estar sofrendo instabilidade.

A Saúde também informou que o Ministério das Relações Exteriores ainda enviará comunicado aos países que vão receber voos com origem do Brasil para avisar sobre a indisponibilidade temporária do sistema.

O governo brasileiro pedirá para estes países aceitarem o documento no formato físico.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.