Ministério das Relações Exteriores da Alemanha envia 80 respiradores para Manaus


26 de março de 2021
Ministério das Relações Exteriores da Alemanha envia 80 respiradores para Manaus
Os equipamentos embarcaram nesta sexta-feira, 26, com destino a Manaus (Divulgação)

Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium

MANAUS – Um avião da Força Aérea Alemã, com 80 respiradores a bordo, decolou nesta sexta-feira, 26, do aeroporto de Colônia, na Alemanha, com destino a Manaus. A carga com ventiladores foi enviada em nome do Ministério das Relações Exteriores e os equipamentos chegarão neste sábado, 27, por volta do meio-dia no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. A doação atende ao pedido de ajuda do governo do Amazonas, que foi endereçado à comunidade internacional em janeiro por conta da alta no número de internações pela Covid-19, o que gerou a falta de oxigênio nas unidades de saúde de Manaus.

Apesar do tensionamento das relações diplomáticas entre Brasil e Alemanha pela questão ambiental no ano passado, inclusive com troca de farpas entre o presidente Jair Bolsonaro e a primeira-ministra Ângela Merkel, o governo alemão diz que a cooperação mundial para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 é de máxima prioridade e o País está disposto a prestar ajuda humanitária.  

Segundo o embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, a pandemia somente será vencida, quando não tiver mais nenhum local passando por problemas no mundo. “Ninguém está seguro, até que todos estejam seguros. A Alemanha e o Brasil são parceiros muito importantes e nós acreditamos que somente por meio da união e da cooperação de maneira solidária entre os países poderemos vencer esta pandemia”, destacou o embaixador alemão.

A Alemanha participa ativamente da cooperação internacional para o enfrentamento da pandemia, por meio do envio de doações humanitárias, recebendo e tratando pacientes de países vizinhos.

Fase Laranja

Em janeiro, o Amazonas enfrentou o pior momento da pandemia por conta do crescimento no número de casos, internações e mortes pela Covid-19. Atualmente, o Estado está na fase laranja, que corresponde à classificação de risco moderado para transmissão de Covid-19.

No sábado, 20, durante a coletiva que anunciava ajustes no decreto estadual, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), expressou que o Estado passou pelo pior momento da pandemia, já que regredia da fase vermelha para a laranja depois de dois meses com o sistema de saúde em colapso.

“Eu quero crer que nós já passamos pelo pior momento e estamos trabalhando para que isso não se repita. A nossa ocupação na rede hospitalar começa a cair, continua caindo. O número de óbitos de Covid-19 também está nessa queda, nessa descida. E isso nos dá muita tranquilidade”, afirmou o governador.

Operação Gratidão

Por conta da baixa no número de casos e internações, o governo do Amazonas está realizando a ‘Operação Gratidão’ que visa retribuir a ajuda recebida de outros Estados, durante a fase mais aguda da pandemia. Com as taxas de ocupação de leitos de UTI abaixo de 80%, a SES-AM disponibilizou, desde o dia 16 de março, 72 leitos para os Estados de Rondônia e do Acre – 18 de UTI e 54 leitos clínicos – a partir da “Operação Gratidão”, em parceria com os ministérios da Saúde e da Defesa.

O secretário-executivo de Assistência da Capital, Jani Kenta Iwata, afirma que a redução no número de chamados de transferência para UTI-Covid, na capital, possibilitou a oferta de leitos para outros Estados, por meio da “Operação Gratidão”.

“Nos últimos dias estamos percebendo uma redução alta dos chamados para leito de UTI-Covid. E nesta semana temos zero chamados para UTI Covid em Manaus e pouco mais de seis, sete casos no interior, o que, no geral, deixa o Amazonas com uma taxa de ocupação bem tranquila. Essa folga é que nos permite ofertar leitos para outros Estados”, declarou o secretário-executivo.

Edição: Alessandra Leite

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.