Ministério Público recomenda criação do Conselho Municipal do Idoso em Coari, no Amazonas


06 de setembro de 2021
Ministério Público recomenda criação do Conselho Municipal do Idoso em Coari, no Amazonas
Vista aérea da cidade de Coari, no interior do Amazonas. Foto: Divulgação/ AAM

Com informações da assessoria

MANAUS – O Ministério Público do Amazonas (MPAM) expediu recomendação ao Poder Executivo Municipal, para a criação e implementação do Conselho Municipal do Idoso em Coari (a 363 quilômetros de Manaus). Com a medida, o promotor de Justiça Thiago de Melo Roberto Freire quer, também, a adoção de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da Rede de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa. A criação e implementação do Conselho do Idoso devem ser feitas mediante a aprovação de lei.

A recomendação foi expedida com a finalidade de garantir a adequação e correção do comportamento de agentes públicos, levando em conta que Coari ainda não dispõe de um Conselho Municipal do Idoso, conforme determina a Lei, e por consequência não há Política Municipal de Apoio ao Idoso.

“É importante a missão do Conselho do Idoso no que tange à deliberação, à supervisão, ao acompanhamento, à fiscalização e à avaliação das políticas destinadas ao atendimento da pessoa idosa. Sua ausência pode gerar consequências flagrantemente prejudiciais”, ressaltou o promotor de Justiça, Thiago de Melo Roberto Freire.

A recomendação leva em conta as determinações do Estatuto do Idoso e visa assegurar os direitos dessa parcela da sociedade, fortalecendo o controle do poder público em relação ao tratamento das pessoas com idade avançada.

As informações acerca das providências a serem tomadas pela prefeita interina de Coari para o efetivo cumprimento da recomendação devem ser apresentadas ao órgão ministerial no prazo de 30 dias.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.